
O prazo para inscrições no II Prêmio Ampla de Jornalismo termina nesta sexta-feira, 10 de outubro. Restam apenas quatro dias para jornalistas de todo o Brasil garantirem participação. A premiação contempla quatro categorias — Nacional, Local, Digital e, pela primeira vez, Fotojornalismo. Em cada uma, os três primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. Os vencedores serão anunciados em dezembro.
A edição de 2025 tem como tema “COP30, soluções para os desafios climáticos e para o desenvolvimento amazônico”, estimulando reportagens que não apenas denunciem os problemas socioambientais, mas que também apresentem propostas práticas e inovadoras para a região. Podem participar trabalhos veiculados em jornais, revistas, portais de notícias ou emissoras de televisão do Brasil entre 10 de maio e 10 de outubro de 2025. As inscrições, assim como o regulamento completo, estão disponíveis no site oficial premioampla.com.br.
Conteúdo relacionado:
- AGU firma acordo de reparação com a família de Vladimir Herzog
- Obras da COP 30: valorização da história que vão ficar como legado para o Pará
- Lula convoca chef paraense para servir líderes na COP 30
A curadoria é conduzida pela jornalista Giuliana Morrone, ex-comentarista do Jornal da Globo. Para ela, a iniciativa valoriza a informação de qualidade em um cenário marcado pela desinformação: “Vivemos tempos difíceis, imersos em fake news. E temos um prêmio, apoiado por empresários, que escolhe ir na direção de valorizar o jornalismo responsável”, ressaltou.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Um dos fundadores da Ampla e idealizador do prêmio, o advogado e empresário Giussepp Mendes, lembra que a primeira edição, em 2024, já foi considerada um sucesso, e a de 2025 ganha ainda mais relevância com a realização da COP30 em Belém. “Não poderíamos deixar de reverenciar o fato de que a capital do Pará vai sediar o maior evento ambiental do mundo. Nosso tema principal hoje se ancora na COP, mas pelo viés do desenvolvimento amazônico”, afirmou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar