plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ENCONTRO CULTURAL

"Roda de Marujada" no Apoena celebra tradição cultural do Pará

Primeira edição do evento traz mestres tradicionais da Marujada de Quatipuru para um encontro de vivência e aprendizado neste sábado (10)

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia "Roda de Marujada" no Apoena celebra tradição cultural do Pará camera Roda de Marujada visa criar um espaço permanente para a celebração dessa cultura, com futuras edições homenageando novos mestres e ampliando o diálogo com o público. | Emerson Coe/DOL

Neste sábado (10), o espaço cultural Apoena, em Belém, recebe a "Roda de Marujada", evento que promete trazer uma das manifestações mais tradicionais e emblemáticas da cultura do nordeste paraense. Idealizada por Aline Lobo e Cabrali, a iniciativa tem como objetivo resgatar, fortalecer e compartilhar a riqueza da Marujada de Quatipuru, uma tradição de quase dois séculos e que segue viva graças ao empenho das comunidades caboclas da região.

A programação do evento contará com a presença de importantes figuras da Marujada, como Mestre Come Barro, Mestre Lavico e Mestre Antônio de Vila Fátima. Estes mestres, com décadas de experiência, são reconhecidos pela preservação e transmissão dos saberes dessa prática cultural que mistura elementos africanos, indígenas e europeus, além de ser um forte rito religioso para as comunidades de Quatipuru.

Conteúdos relacionados:

“A Marujada de Quatipuru é uma tradição quase bicentenária, iniciada por negros escravizados da Ilha do Titica. Ela é mantida pela população de Quatipuru, especialmente pelo povo caboclo, e é um evento cultural e religioso completo, que envolve cantos antigos, danças e devoção”, explicou Aline Lobo, idealizadora do evento e também aprendiz de maruja. “Nos últimos anos, a tradição tem sido preservada e transmitida diretamente entre mestres e aprendizes, o que é fundamental para a sua continuidade", disse.

Segundo Aline, o evento tem como objetivo ser um espaço de interação ativa entre os mestres e público. Ainda de acordo com ela, ao contrário de um evento tradicional, onde os espectadores permanecem distantes, a Roda convida todos a se envolverem na celebração cantando, dançando e vivenciando a cultura de forma genuína. “O público é convidado a entrar, dançar, cantar e compartilhar o espaço. Não é necessário traje tradicional nem conhecimento prévio", disse Aline.

A Roda de Marujada deste sábado contará com a participação do Mestre Lavico e Mestre Come Barro.
📷 A Roda de Marujada deste sábado contará com a participação do Mestre Lavico e Mestre Come Barro. |Melvin Quaresma

O evento também busca valorizar as marujadas caboclas, aquelas que não pertencem à Igreja Católica, como a mais conhecida de Bragança. “Nossa proposta é trazer visibilidade para essas outras formas de marujada, menos reconhecidas, e dar protagonismo aos mestres e comunidades de Quatipuru. A Marujada é uma expressão cultural rica, mas precisa ser mais valorizada, tanto no Pará quanto fora dele”, destacou Aline.

Além disso, a "Roda de Marujada" também visa criar um espaço permanente para a celebração dessa cultura, com futuras edições homenageando novos mestres e ampliando o diálogo com o público. Nesta primeira edição, o evento conta com o apoio da prefeitura de Quatipuru, que está proporcionando o transporte para os mestres, facilitando a logística e tornando possível a participação dos fazedores tradicionais.

Quer mais de Cultura e Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Serviço

Roda de Marujada no Apoena

  • Data: 10 de janeiro de 2026
  • Local: Apoena Cultural - Av. Duque de Caxias, 450 - altos
  • Ingressos: R$15
  • Mais informações: (91)98213-6071| (91)98158-0829
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias