plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TIRE SUAS DÚVIDAS

Profissionais: veja as diferenças entre liberais e autônomos

Entenda a diferença entre profissionais liberais e autônomos, suas regulamentações, direitos e a importância da capacitação para o sucesso na carreira.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Profissionais: veja as diferenças entre liberais e autônomos camera Igor Silva, gerente da agência metropolitana do Sebrae Pará, esclarece as dúvidas sobre as diferenças entre os profissionais. | Reprodução/Freepik

Uma dúvida comum é sobre o que significa ser um profissional liberal e qual é a distinção em relação ao profissional autônomo. Igor Silva, gerente da agência metropolitana do Sebrae Pará, esclarece que o profissional liberal possui formação técnica na sua área de atuação e está registrado em um conselho de classe ou ordem. Dessa maneira, ele exerce sua função de maneira regulamentada. “É alguém legalmente qualificado para oferecer serviços de natureza técnico-científica, de caráter profissional, contando com a liberdade de execução garantida pelos princípios normativos da sua profissão”.

No contexto, menciona os advogados como um dos principais casos. Para exercer a profissão, eles precisam ter formação e estar registrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Da mesma forma, os engenheiros devem ter o registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) .

Os médicos, por sua vez, precisam estar inscritos no Conselho Regional de Medicina (CRM), enquanto os enfermeiros devem se registrar no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Ele acrescenta que há várias profissões que se enquadram nessa categoria.

Conteúdos relacionados:

“Outra característica significativa dos profissionais liberais é que eles podem tanto atuar de forma autônoma quanto ser contratados por uma empresa com carteira assinada. Isso quer dizer que um profissional liberal pode exercitar essas duas modalidades simultaneamente”, ressalta.

“O profissional liberal usufrui dos direitos trabalhistas estabelecidos pela CLT, que incluem décimo terceiro, férias, vale-transporte e seguro-desemprego. Simultaneamente, independente de ter formação superior ou técnica, o profissional liberal pode ser responsabilizado civilmente por erros e falhas relacionados à sua atividade”.

O profissional autônomo, segundo ele, trabalha de forma independente, podendo atuar em funções regulamentadas ou não. “Embora os autônomos desfrutem da liberdade de trabalhar em diferentes áreas, sem vínculos, eles enfrentam a desvantagem de não contar com a mesma estabilidade de um emprego formal”.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Há uma diversidade de ocupações que um profissional autônomo pode exercer: pedreiro, pintor, motorista de táxi ou por aplicativos, cabeleireiro, entre outras. Silva destaca a relevância da busca por capacitação tanto por parte dos profissionais liberais quanto dos autônomos. Ele menciona que o Sebrae disponibiliza uma variedade de cursos, palestras e oficinas que ajudam os empreendedores. “Ao participar dos cursos, você aprende as principais características que um empreendedor deve possuir”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias