plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ARCEBISPO DE MANAUS

Cardeal da Amazônia poderá ser o sucessor do Papa Francisco

Por ter menos de 80 anos, Dom Leonardo está entre os 137 cardeais eleitores que poderão votar e ser votados no conclave previsto para ocorrer entre 6 e 11 de maio

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cardeal da Amazônia poderá ser o sucessor do Papa Francisco camera Papa Francisco abençoa o Monsenhor Leonardo Ulrich Steiner (E) depois que ele o elevou a condição de Cardeal durante um consistório para criar 20 novos cardeais, em 27 de agosto de 2022 na Basílica de São Pedro, no Vaticano. | ( Divulgação/Vatican Media)

O mundo está de luto com o falecimento de Francisco, o primeiro papa na História da Igreja Católica, oriundo da América Latina. Falecido aos 88 anos de idade, o Vaticano já começa a realizar todos os preparativos ao seu funeral e também ajusta detalhes para início do Conclave que irá eleger o sucessor da Cátedra de São Pedro.

Atualmente, o Colégio Cardinalício tem 252 cardeais, dos quais 137 são eleitores (com menos de 80 anos) e 115 não eleitores. Este número pode variar com nomeações e com os cardeais que atingem os 80 anos, perdendo o direito ao voto na eleição do Papa.

CONTEÚDO RELACIONADO

Entre os cardeais brasileiros aptos a participar da eleição, destaca-se Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus e primeiro cardeal da Amazônia brasileira. E por ter menos de 80 anos, Dom Leonardo, de 74 anos, está entre os cardeais eleitores que poderão votar e ser votados no conclave.

O conclave está previsto para ocorrer entre 6 e 11 de maio de 2025, na Capela Sistina, no Vaticano. Vale destacar que, em novembro deste ano, o cardeal de Manaus completa 75 anos de idade, quando ele pode apresentar o pedido de renúncia do cargo. Mas com a morte do papa Francisco, caso não se escolha um novo papa, Dom Leonardo fica no comando da arquidiocese.

HISTÓRIA DE DOM LEONARDO

Nascido em 6 de novembro de 1950, em Forquilhinha (SC), Dom Leonardo é frade franciscano. Ele possui trajetória de diálogo, pela defesa dos direitos humanos e pelo compromisso com os povos originários. Foi nomeado arcebispo de Manaus em 2019. Em 2022, chegou ao cardinalato pelo Papa Francisco. Assim, tornou o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.

Sua atuação pastoral tem sido reconhecida por promover uma “Igreja com rosto amazônico”, alinhada às diretrizes do Sínodo para a Amazônia, realizado em 2019.

Dom Leonardo se desta por sua postura conciliadora e por sua dedicação às causas sociais e ambientais. Essas características o colocam como uma figura de relevância no cenário eclesial atual.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias