plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DICAS

Saiba como economizar energia elétrica durante o verão

Nesse período, costuma crescer o consumo de ares-condicionados e ventiladores pelos paraenses, o que pode aumentar a conta de luz. Mesmo assim, dá para evitar o “susto” com dicas simples do dia a dia

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Saiba como economizar energia elétrica durante o verão camera É possível tomar algumas atitudes básicas para evitar o desperdício de energia nesse período. | Divulgação

No verão, aumentam as temperaturas e o uso de aparelhos para minimizar o calor, como ventiladores e ares-condicionados. Porém, isso costuma pesar na conta de luz no fim do mês. Mas é possível tomar algumas atitudes básicas para evitar o desperdício de energia nesse período.

O Engenheiro da Área de Eficiência Energética Equatorial Pará, William Melo, orienta os consumidores a evitar o uso excessivo do ar-condicionado, verificar se a manutenção está em dia, limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas e manter o termostato na temperatura ambiente, ou seja, entre 21 e 23 graus celsius. “A troca de calor não é tão grande com o ambiente externo e não faz com que o compressor do ar-condicionado fique entrando em ação por muito tempo. Dessa forma, reduz o consumo também”, explica.

Combustíveis: novo aumento já dói nos paraenses

As recomendações para quem ainda irá comprar um ar-condicionado são de optar por modelos split, que são mais eficientes do que os de janela. Além disso, os que são dotados de tecnologia inverter são até 60% mais econômicos por resfriar o ambiente mais rápido e adotarem um sistema que não desliga completamente o compressor de ar durante o uso, evitando picos de energia.

Alguns eletrodomésticos consomem mais energia elétrica que outros. De acordo com William Melo, os equipamentos mais “gastadores” são os que têm função de resfriar ou aquecer, como ar-condicionado, fogão elétrico, chuveiro elétrico, forno elétrico e chapinha. “Porque eles precisam trabalhar a oscilação de temperatura de modo muito rápido”, disse.

BANDEIRA

A conta de luz durante o mês de junho continuará sem a cobrança de taxa extra. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde durante esse mês para aqueles consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse é o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Em maio, a agência já havia acionado a bandeira verde. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

DICAS PARA EVITAR GASTOS DE ENERGIA ELÉTRICA

- Não deixe o fogão e a geladeira próximos. Ao arrumar a posição dos eletrodomésticos na cozinha, não é recomendado deixar a geladeira e o fogão próximos. Isso porque os dois aparelhos operam em temperaturas diferentes.

- Quando for comprar um eletrodoméstico é recomendado optar pelos aparelhos que possuem o selo do PROCEL tipo A em eficiência, são os mais econômicos do mercado.

- No caso das geladeiras, para evitar o aumento do consumo, deve-se verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes. Outra orientação é manter o aparelho distante pelo menos 10 centímetros da parede, evitando que o calor aumente excessivamente na parte traseira. Deve-se abrir a geladeira
o mínimo de vezes possível.

- Para economizar energia na lavagem das roupas, uma das principais dicas é reunir uma boa quantidade de peças para colocar na máquina. Quando você lava vários itens ao mesmo tempo e em um único ciclo de lavagem, você também garante uma boa economia de água e de energia.

- Evite ligar o ferro de passar roupas nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica. Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas e passá-las todas de uma só vez.

- É de extrema importância que o consumidor leve em consideração na hora de escolher o equipamento sua potência e o seu consumo. Além disso, o consumidor pode levar como parâmetro a classificação do tipo de equipamento. Essa informação está presente nas embalagens e também pode ser facilmente encontrada on-line. Para calcular o consumo aproximado de cada aparelho, basta multiplicar esse valor pelo tempo de funcionamento
e dividir o resultado por mil.

- A instalação de ar-condicionado deve ser feita por profissionais qualificados, uma vez que se instalado incorretamente, problemas como alto consumo, baixa produtividade e ineficiência no resfriamento podem ser observados. O aparelho deve ficar em local alto, para ajudar no fluxo do ar e ser ligado em um disjuntor separado, para proteger os circuitos elétricos. Assim, se a intensidade da corrente elétrica for maior que o normal, ele desarma automaticamente e
preserva o aparelho.

- Quando o ar-condicionado estiver em uso, mantenha as portas e janelas fechadas, para evitar sobrecarga quando aparelho tiver trabalhando para esfriar o ambiente. Se for dia, feche cortinas e persianas. Elas evitam que o calor dos
raios solares aqueça o local.

Fonte: William Melo, Equatorial Energia

DOL
📷 DOL |Infográfico: D'Angelo Valente
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias