
Quando se fala de futebol na Região Norte do Brasil, logo quem olha de fora do estado, associa as grandes forças que há entre os torcedores, equipes tradicionais, grandes jogos e estádios conhecidos por serem verdadeiros caldeirões. E entre esses caldeirões, um é sempre lembrado por toda a história que existe em razão ao nome e sobretudo o clube, que é o Paysandu.
Antigo campo da extinta empresa Ferreira e Comandita, o Estádio da Curuzu completa neste domingo (27), 111 anos de existência. E por ser o primeiro estádio para a pratica do futebol em Belém, no qual foi construído no ano de 1914, o local ganhou um carinhoso apelido dos torcedores e imprensa: o famoso "Vovô da Cidade". Vale destacar que ele só foi adquirido pelo Papão em 1918, pelo valor de 12 contos de réis.
CONTEÚDO RELACIONADO
HISTÓRIAS E GLÓRIAS
O historiador e professor Michel Pinho destaca em seu perfil no Instagram que o local faz associação a famosa batalha do Curuzu, na Guerra do Paraguai ocorrida em 1864. E pelo fato da rua ao lado do estádio ter esse nome, a casa do Papão ficou desde então nacionalmente conhecida como Estádio da Curuzu. No entanto, o nome oficial é uma homenagem ao responsável pela compra do local: Leônidas Sodré de Castro.
Ao longo da história, além de diversas glórias, festas e conquistas, sobretudo nos títulos da Série B e Copa Norte em 2001, as épicas vitórias que ficaram na memória dos bicolores em que o Papão venceu o Peñarol por 3 x 0, em 1965, um show de rock realizado em 1989 levou mais de 20 mil pessoas para o local e ficou marcado como um histórico evento para todos os amantes do gênero musical.
MELHORIAS E AMPLIAÇÕES
Nos últimos anos, diversas reformas e melhorias foram realizadas pela diretoria do Paysandu no local. Além do aumento de camarotes, e aumento no espaço de arquibancadas, também foram construídos um hotel para servir de concentração aos jogadores nas vésperas dos jogos, troca de alambrados e homenagens para Quarentinha e o já falecido médico Wilson Fiel. Atualmente, a Curuzu tem capacidade para 16.700 lugares.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar