
Para quem adora café e não quer ver nada desperdiçado, uma nova sugestão promete ser a solução perfeita para os restos da bebida. Durante o programa Nordeste Rural, a confeiteira e professora da Escola de Gastronomia Social, Ana Carolina Melo, compartilhou uma receita econômica e saborosa de sorvete caseiro de café. A proposta é transformar aquele restinho de café frio, que muitas vezes vai para o lixo, em uma sobremesa deliciosa e super simples de fazer.
O grande atrativo dessa receita é a praticidade. Para preparar ela não é necessário ser um expert na cozinha para acertar o ponto do sorvete, que pode ser feito com ingredientes fáceis de encontrar no supermercado. A combinação de café, leite condensado e creme de leite resulta em uma sobremesa cremosa e refrescante, ideal para dias mais quentes ou até mesmo para um lanche rápido. Além de saboroso, o sorvete é uma forma de aproveitar o café que sobrou sem perder qualidade ou sabor.
Conteúdos relacionados:
- Medo de explodir? Saiba como usar a panela de pressão corretamente
- Jamais compre queijo ralado no supermercado. Veja o motivo!
- Descubra como descongelar carne de forma rápida e segura
A receita é indicada tanto para quem é fã de café quanto para aqueles que não são tão adeptos da bebida, já que o sabor do café fica suave, mas marcante o suficiente para agradar ao paladar. Para quem quiser dar um toque a mais, há também a possibilidade de transformar a receita básica em uma versão tipo pavê, que leva biscoitos e chocolate.
Veja como preparar o sorvete de café:
Ingredientes:
- ½ xícara (100 ml) de café (adoçado ou não, já frio)
- ½ xícara (100 g) de leite condensado
- 2 caixinhas de creme de leite
Para a versão pavê (opcional):
- Biscoito tipo maisena
- Um pouco mais de café para umedecer os biscoitos
- Chocolate em pó para finalizar
Modo de preparo:
Comece misturando o café frio, o leite condensado e o creme de leite em um recipiente grande. Mexa bem até que todos os ingredientes se incorporem completamente, o que pode ser feito com uma colher ou um batedor de arame. Depois, basta despejar a mistura em um refratário e levar ao freezer por pelo menos quatro horas, ou até que o sorvete esteja firme o suficiente.
Para quem deseja uma versão mais sofisticada, a chef também sugeriu transformar o sorvete em um pavê de café. Para isso, umedeça os biscoitos tipo maisena com um pouco mais de café e alterne camadas de biscoito e creme de café em um refratário. Finalize com uma camada de chocolate em pó por cima e leve ao freezer por mais quatro horas antes de servir.
Além disso, se preferir um sabor mais intenso de café, a dica é preparar o café um pouco mais forte. Isso vai garantir com que o gosto do café esteja mais presente na sobremesa, sem perder o equilíbrio com o leite condensado e o creme de leite.
Quer mais notícias de Curiosidades e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Sobremesa econômica e sem desperdício
A grande vantagem dessa receita é a economia. Muitas vezes, o café que sobra é deixado de lado e acaba sendo descartado, mas com essa receita, é possível aproveitar até o último gole, transformando-o em uma sobremesa deliciosa e inovadora. Além disso, o sorvete de café surge como uma alternativa refrescante e saborosa para quem busca opções criativas e práticas de sobremesa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar