Uma das melhores partes das festas de fim de ano é, com certeza, ter a casa decorada e iluminada com decorações de natal e ano novo. Para que a beleza e a exuberância sejam possíveis, é preciso adotar alguns cuidados.
Artigos de decoração iluminados, como o pisca-pisca, devem ser o principal ponto de atenção de quem já começou a decorar a casa e a árvore de natal.
Como são artigos de decoração que preenchem boa parte do espaço decorado da casa e, principalmente, são elétricos, os cuidados são redobrados para que se possa evitar acidentes, como choques ou até incêndios.
Veja os cuidados ao montar o pisca-pisca:
1- Nada de improvisos
Ao colocar o pisca-pisca, seja na árvore de Natal, nas janelas ou nas plantas, muitas pessoas recorrem a extensões e ao compartilhamento de tomadas. Isso pode causar acidentes e aumentar o desperdício de energia elétrica.
Antes de tudo, verifique a capacidade da rede elétrica da sua casa ou comércio e escolha produtos de qualidade, com certificação do Inmetro ou da ABNT. Evite conectar vários equipamentos em uma única tomada!
Além disso, mantenha os cabos organizados e evite cruzamentos entre eles, para prevenir curtos-circuitos.
2 – Leia as informações de segurança
É fundamental se atentar às embalagens dos equipamentos, por exemplo, informações de segurança, indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso.
3 – Atenção à rede elétrica e cuidado com o clima!
Vai colocar pisca-pisca na varanda de casa? Certifique-se de que as luzes sejam compatíveis com a tensão da sua rede elétrica (127V ou 220V). Esse cuidado é ainda mais importante em dias chuvosos: a exposição à chuva, ao sol e ao vento pode causar o desgaste dos fios, aumentando os riscos de acidentes.
4 – Muito velho? Substitua!
Não use luzes danificadas. Antes de tudo, verifique se estão em boas condições. Se os fios estiverem ressecados, descascados ou rompidos, descarte-os imediatamente.
5 – Não precisa estar sempre ligado
Desligue as luzes quando não estiverem em uso: isso ajuda a evitar o superaquecimento e economiza energia. Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites. O mais seguro é desligar tudo da tomada antes de sair de casa.
6 – Muita atenção aos materiais inflamáveis
Nenhum equipamento elétrico deve ficar próximo a materiais inflamáveis, como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico. As luzes devem ser instaladas de forma que não haja risco de contato com esses materiais. Evite passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas, pois isso também aumenta o risco de acidentes.
7 – Não sobrecarregue uma tomada
Ligar vários equipamentos em uma mesma tomada pode causar sobrecarga de energia, aquecer a fiação, as tomadas, os pinos e as conexões, aumentando o risco de perda de energia, queima de equipamentos, choques elétricos e até incêndios.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
8 – Não faça nada molhado
Você sabia que a água é um excelente condutor de eletricidade? Por isso, jamais manuseie luzes e enfeites com as mãos ou pés molhados.
9 – Crianças e pets
Não deixe que crianças e animais de estimação brinquem com os enfeites luminosos, nem que fiquem próximos aos enfeites com instalações elétricas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar