Fazer exames regulares é importante para o diagnóstico precoce e o melhor tratamento de doenças. Mas, alguns "remédios" naturais podem se tornar grandes aliados também.
O aumento dos casos de esteatose hepática, condição conhecida como gordura no fígado, vem sendo impulsionado pelo avanço das doenças crônicas e pelo consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. Além de alimentação equilibrada e prática regular de exercícios, algumas estratégias naturais podem auxiliar na saúde hepática, entre elas o consumo do chá de alcachofra.
A infusão preparada a partir da planta Cynara scolymus é apontada como uma alternativa complementar no cuidado com o fígado. Suas substâncias bioativas ajudam na melhora da função hepática e contribuem para processos de desintoxicação, especialmente quando ingerida à noite, período em que, segundo nutricionistas, o organismo otimiza a digestão de gorduras e a sensação de saciedade.
“A alcachofra contém cinarina, luteolina e ácidos fenólicos, compostos que estimulam a produção e eliminação da bile, o que melhora a digestão das gorduras e favorece a desintoxicação hepática”, explicou a nutricionista Laila Balbio, ao portal metrópoles. De acordo com a especialista, pesquisas publicadas no World Journal of Hepatology (2018) e no Phytotherapy Research (2020) indicam que o extrato da planta pode melhorar enzimas hepáticas e reduzir o estresse oxidativo.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Confira alguns hábitos simples para tratar gordura no fígado
- Gordura no fígado: como identificar a doença; veja sintomas!
Como preparar o chá de alcachofra:
- Utilize três folhas de alcachofra frescas ou secas para cada xícara de água.
- Ferva a água e, após desligar o fogo, acrescente as folhas.
- Deixe em infusão por até 10 minutos e coe antes de consumir.
A recomendação é beber até três xícaras por dia, preferencialmente antes das refeições.
Hortelã (digestiva) ou gengibre (anti-inflamatório) podem ser adicionados para potencializar sabor e benefícios.
Além de auxiliar no combate ao fígado gorduroso, o chá oferece vitaminas A, C, E, complexo B e minerais importantes para o organismo. A cinarina — um dos principais compostos — estimula a produção de bile, enquanto o efeito diurético da bebida ajuda a reduzir inchaços, explica o nutricionista Ruan Almeida, de São Paulo.
Quer mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
A presença de fibras também favorece a saciedade e ajuda na manutenção dos índices glicêmicos. No entanto, profissionais da saúde reforçam que os benefícios do chá só são efetivos quando aliados a uma alimentação equilibrada e à prática constante de exercícios físicos.
Atenção às restrições
O consumo deve ser evitado por gestantes, lactantes, crianças pequenas, idosos com pressão alta ou doenças cardíacas, além de pessoas com obstrução biliar, cálculos na vesícula ou em uso de anticoagulantes. Antes de incluir a bebida na rotina, especialistas recomendam consultar um profissional de saúde.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar