
O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo e geralmente não tem uma causa única. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que surjam pouco mais de 73 mil novos casos.
O diagnóstico de câncer de mama, que impactou Ana Manhães, há 14 anos, transformou seu olhar sobre a doença. “Não se trata de uma sentença de morte. Preferi encarar como uma sentença de vida. Eu não vou deixar de lutar. Para isso, eu tenho que viver, me alimentar, fazer exames e cuidar de mim”.
E essa foi a motivação para a criação do evento Além do Laço, cuja primeira edição, focada no cuidado integral de mulheres que enfrentam ou enfrentaram a doença, será realizada gratuitamente nesta sexta-feira (3), em São Paulo (com transmissão online).
Organizado pelo coletivo HubMulher, com o apoio da Hapvida, o encontro trará palestras sobre prevenção, saúde mental, empreendedorismo e depoimentos de pacientes. O evento tem o propósito de apoiar essas mulheres, apontando caminhos relacionados a vários eixos, incluindo reconstrução de carreira, consciência sobre o cuidado, acolhimento e dignidade. A programação será híbrida (presencial na sede) com transmissão online gratuita, mediante inscrição prévia pelo link https://forms.gle/miKvv7ii9kdN3zck9.
Navegar na Mama
Entre os destaques está a palestra “Transformando a jornada: ciência, suporte e acolhimento no cuidado a pacientes com câncer de mama”, com Nina Abreu, diretora médica Nacional de Qualidade e Inovação da Hapvida Diagnóstico. Ela apresentará o programa Navegar na Mama, uma linha de cuidado especializada que utiliza inteligência artificial (IA) para ajudar na detecção precoce da doença e reduzir o tempo entre a identificação e o início do tratamento.
“O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para um prognóstico favorável. Além de reduzir o tempo de espera, essa linha de cuidado ainda conta com um grupo de especialistas na saúde da mulher e com atendimento humanizado, o que faz toda a diferença no apoio a pacientes e familiares”, afirma.
Quer mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além dessa apresentação, a diretora Comercial da companhia, Thais Abranches, fará a mediação da mesa “Histórias Reais - Vida e Carreira durante e depois do tratamento”, que trará depoimentos de mulheres que enfrentam o desafio da doença. A coordenadora de Enfermagem da Hapvida, Leila Castro, participará do painel “Bem-Estar em uma visão integrativa”. Ao lado da nutricionista Andrea Del Bianco e da psicóloga Daniele Souza, ela debaterá a importância do cuidado integrado e do acolhimento das pacientes.
Câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), câncer de mama é o mais incidente e a principal causa de mortalidade por neoplasia em mulheres no Brasil, com estimativa de aproximadamente 73 mil casos novos por ano da doença.
SERVIÇO
Além do Laço
Data: sexta-feira, 3 de outubro de 2025, a partir das 8h
Transmissão online (mediante inscrição)
Inscrições: https://forms.gle/miKvv7ii9kdN3zck9
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar