A televisão é fonte de informação e entretenimento para milhares de famílias brasileiras e ter uma imagem clara, melhora ainda mais a experiência de acompanhar os programas.
Está chegando ao fim o prazo para famílias de 77 cidades de seis estados solicitarem a instalação gratuita da nova antena parabólica digital. A chamada fase A do Programa Brasil Antenado, uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), termina em 13 de dezembro. Nesta fase, mais de 220 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) estão aptas a receber o kit nos estados do Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
O prazo inicial para o agendamento, previsto para acabar em outubro, foi estendido até 13 de dezembro como uma oportunidade de expandir o atendimento e assegurar que o máximo de famílias de baixa renda possam solicitar o benefício, garantindo acesso gratuito à informação e ao entretenimento de qualidade.
“Temos como missão assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente de TV aberta. É o Brasil que precisa ser visto, ouvido e antenado”, diz o CEO da EAF, Leandro Guerra.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Conexão digital no Brasil ainda é privilégio de poucos
- País tem 1,5 milhão trabalhando em plataformas digitais
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital.
Ao todo, o programa Brasil Antenado atenderá 323 municípios em 16 estados. São mais de 650 mil famílias aptas a solicitar a nova parabólica digital gratuita nas três fases do programa.
Quer mais notícias de serviço? Acesse nosso canal no WhatsApp
Caravana Brasil Antenado
Com a ampliação do prazo da Fase A até dezembro, a Caravana Brasil Antenado, iniciativa que leva atendimento presencial sobre o programa, segue percorrendo os estados. O veículo permanece um dia em cada município, oferecendo demonstrações práticas do uso da parabólica digital e orientações para o agendamento do equipamento.
Até o momento, a caravana já percorreu os estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará e Pernambuco. Ela seguirá visitando as cidades da Fase A até dezembro, quando passa por municípios do Rio Grande do Norte e do Maranhão.
Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
O programa foi dividido em três fases, até junho de 2026.
● Fase A (14/07/2025–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas.
● Fase B (13/10/2025 - 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) - mais de 229 mil famílias aptas.
● Fase C (12/01/2026 - 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar