
O tráfico e a exploração de animais silvestres continuam sendo um dos principais desafios para a preservação ambiental no Brasil. Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, a Polícia Civil desarticulou um criadouro clandestino e resgatou cinco aves que eram mantidas em condições irregulares.
Um homem de 43 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante acusado de maus-tratos e comércio ilegal das respectivas aves, que seriam dois papagaios e três periquitos confinados em uma estrutura improvisada nos fundos da residência.
Conteúdo Relacionado
- Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em Belém
- Projeto quer aumentar pena para tráfico de animais e maus-tratos
A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) de Mato Grosso (MT), após denúncia anônima que apontava a venda ilegal de pássaros no bairro Porto Velho no imóvel do suspeito.
Durante a abordagem, uma mulher que estava no local afirmou que os animais pertenciam ao genro. Ele acabou admitindo a propriedade e a comercialização das aves, avaliadas em R$ 1.400.
Ainda de acordo com os policiais Dema, o suspeito ainda oferecia maconha aos pássaros, agravando os maus-tratos e colocando em risco a saúde das espécies. O resgate contou com o apoio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Os animais foram encaminhados para tratamento e recuperação em local adequado. Já o suspeito foi conduzido à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça, autuado pelos crimes de maus-tratos e comércio ilegal de fauna.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar