plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MARCO HISTÓRICO

Belém inicia ano letivo de 2026 com 10 escolas de tempo integral

Em 2026, Belém avança na educação com 10 escolas em tempo integral, beneficiando 3 mil alunos e ampliando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém inicia ano letivo de 2026 com 10 escolas de tempo integral camera Escola Municipal Santana do Aurá, uma das unidades que passam a ofertar o tempo integral. | Leandro Müller/Ascom Semec

O início de um novo ano letivo costuma trazer expectativas, ajustes e desafios para estudantes, famílias e educadores. Em Belém, 2026 começa com um avanço significativo na política educacional do município, marcando uma mudança estrutural no atendimento oferecido às crianças da rede pública.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), deu início ao ano letivo nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, com 10 escolas funcionando em regime de tempo integral, um marco histórico para a educação municipal.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

De acordo com a prefeitura, a ampliação representa um crescimento de 1000% no número de vagas nessa modalidade, passando de duas para 10 unidades, com atendimento a cerca de 3 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Para a Semec, a expansão foi possível por conta das reformas, ampliações e construção de novas unidades escolares, dentro do pacto pela melhoria da qualidade da educação pública municipal. A iniciativa está alinhada à adesão da Prefeitura de Belém ao Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 14.640/2023.

Segundo a secretária municipal de Educação, Beatriz Morrone, a ampliação da educação integral é um compromisso da gestão. “Essa modalidade garante mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento das crianças, sem reduzir o atendimento na educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos”, destaca.

Ainda de acordo com o órgão municipal, o modelo de educação integral propõe uma formação ampliada, com foco na alfabetização, no desenvolvimento da autonomia e no acesso a experiências culturais, científicas e sociais. A proposta elimina a separação entre turno e contraturno, garantindo que todo o tempo escolar seja planejado com intencionalidade pedagógica.

Na Escola Municipal Santana do Aurá, uma das unidades que passam a ofertar o tempo integral, a mudança foi bem recebida pela comunidade. Para a diretora Carine Coelho, o novo modelo representa uma conquista histórica. “Cada momento vivido na escola — da alimentação ao descanso — faz parte do processo educativo. É a formação integral do cidadão”, afirma.

Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A ampliação também impacta diretamente a vida das famílias, especialmente das mães solo, que representam uma parcela significativa dos lares de Belém. De acordo com o Censo de 2022, cerca de 355 mil domicílios vivem essa realidade. Para Inês dos Santos, mãe solo, a política traz alívio e segurança. “A gente fica tranquila sabendo que eles estão na escola, aprendendo e protegidos”, relata.

Reforço na merenda escolar

Outro destaque do ano letivo de 2026 é o reforço na alimentação escolar. A Prefeitura aumentou em 50% o investimento em merenda, garantindo cardápios equilibrados, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Alunos da educação infantil recebem quatro refeições diárias, enquanto os do ensino fundamental contam com três refeições, além de uma jornada de nove horas diárias nas escolas de tempo integral.

As 10 escolas da rede municipal que passam a ofertar ensino em tempo integral são:

  • EM de Educação Quilombola de Sucurijuquara Arlinda Gomes (DAMOS);
  • EM de Educação do Campo Maria Clemildes (DAMOS);
  • EM de Educação do Campo Madalena Travassos (DAMOS);
  • EM Benvinda de França Messias (DABEL);
  • EM Padre Bruno Secchi (DABEN);
  • EM Professora Perpétuo Socorro Jesus Figueiredo (DABEN);
  • EM Theodor Badotti (DAICO);
  • EM Liceu Mestre Raimundo Cardoso (DAICO);
  • EM Monsenhor Azevedo (DAOUT);
  • EM Santana do Aurá (Águas Lindas).
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias