plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
"CADA UM DÁ O QUE TEM"

Prefeito de Belém diz que chanceler da Alemanha "destila arrogância"

Friedrich Merz gera polêmica ao criticar Belém após sua participação na COP30; Igor Normando responde com defesa da cidade e destaca suas belezas e cultura.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Prefeito de Belém diz que chanceler da Alemanha "destila arrogância" camera Chanceler alemão gera polêmica com declaração sobre Cúpula da COP30 em Belém | ( Ricardo Amanajás)

O chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz, voltou ao centro de uma polêmica internacional após um comentário sobre sua participação na Cúpula de Líderes da COP30, realizada em Belém, nos dias 11 e 12 de novembro. Embora na semana passada ele tenha elogiado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacado a organização e a infraestrutura do evento — chegando a afirmar que a escolha de Belém como sede foi um “acerto” —, suas novas declarações geraram forte reação no Brasil.

Durante um discurso para empresários no Congresso Alemão do Comércio Exterior, em Berlim, Merz afirmou: “Todos na delegação ficaram felizes por termos voltado para casa, principalmente por sair daquele lugar.” A fala arrancou risadas da plateia e foi registrada em vídeo, que rapidamente viralizou nas redes brasileiras, onde muitos interpretaram o comentário como desdém à capital paraense e ao país anfitrião da conferência climática.

Conteúdo relacionado

As declarações, vistas como desrespeitosas por autoridades brasileiras, repercutiram negativamente ao longo desta segunda-feira (17). O prefeito de Belém, Igor Normando, usou suas redes sociais para criticar duramente o chanceler alemão. Ele classificou a fala de Merz como “infeliz, arrogante e preconceituosa” e destacou que a impressão deixada ao mundo pela capital paraense é muito diferente.

"Infeliz, arrogante e preconceituosa! Essa foi a fala do chanceler alemão. Graças a Deus, a fala dele não representa o que o mundo inteiro tem achado da nossa cidade. Por onde a gente anda, muita gente encantada com a nossa gastronomia, história e belezas naturais. Caso o senhor não saiba embaixador, a Amazônia ajudou o mundo inteiro a respirar", destacou Igor Normando.

"E agora, é hora de vocês conhecerem a realidade do povo da floresta, e terem empatia de ajudar o povo da floresta a se desenvolver com equilíbrio e sustentabilidade. Mas eu quero dizer: enquanto você vem com sua arrogância, nós, paraenses, belenenses, amazônidas, nós vamos oferecer o que há de melhor em nós, que é o calor humano, o nosso acolhimento, e o nosso amor. Cada um dá o que tem", concluiu o prefeito de Belém.

O que Merz disse exatamente

No discurso completo, o chanceler usou sua passagem por Belém para contrastar a política climática alemã com os desafios vividos no evento.

“Em Belém vimos como é importante manter o equilíbrio entre proteção do clima e crescimento econômico. Lá, o debate foi intenso, o calor era insuportável e as negociações se arrastavam até de madrugada. Aqui na Alemanha fazemos política climática com a economia, não contra ela. Por isso todos ficaram aliviados quando o avião decolou de volta para Frankfurt”, afirmou.

Merz na COP30 e as negociações ambientais

A passagem do chanceler por Belém ocorreu entre 6 e 7 de novembro, durante a Cúpula de Líderes que antecedeu a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Na ocasião, Merz se reuniu com o presidente Lula e declarou que a Alemanha pretende contribuir com um “valor significativo” para o Fundo Florestas para Sempre (TFFF), criado pelo governo brasileiro para financiar ações de proteção das florestas tropicais. O montante, porém, não foi divulgado, o que gerou frustração entre diplomatas brasileiros.

Em seus compromissos no Brasil e também no discurso na Alemanha, Merz voltou a defender que políticas ambientais e desenvolvimento econômico devem avançar simultaneamente, com papel ativo do setor privado. Segundo ele, a Alemanha seguirá comprometida com suas metas climáticas, mas sempre de forma que a agenda ambiental não se torne um entrave ao crescimento econômico.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias