
Quando a cidade se enche de cores, fé e movimento, Belém mostra que a festa do Círio vai além das procissões. Entre os aromas de comida típica, o burburinho das ruas e a expectativa dos visitantes, surgem novos espaços pensados para o lazer, a cultura e a valorização da economia local, transformando a cidade em um verdadeiro centro de experiências para moradores e turistas.
O Porto Futuro desponta como um desses locais. O Museu das Amazônias, recém-inaugurado, recebeu mais de 6,5 mil visitantes apenas no primeiro final de semana. Entre as atrações, estão a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, com imagens impressionantes dos povos originários, e a mostra coletiva “Ajurí”, do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O museu funcionará em horários especiais até sexta-feira (10), das 9h às 20h, com alterações no fim de semana, e a entrada é gratuita.

CONTEÚDO RELACIONADO
- Censo mostra pico de emprego no Pará entre 40 e 44 anos
- Feira de Artesanato do Círio celebra fé, arte e economia criativa
- Chuva ou sol? Confira como estará o tempo neste fim de semana do Círio
ARMAZÉM DA GASTRONOMIA
No mesmo complexo, o Armazém da Gastronomia reúne 15 empreendimentos locais de comidas rápidas, proporcionando um panorama completo da culinária paraense. Sobre o espaço, o governador Helder Barbalho afirma: “Em um estado tão grande como o Pará, muitas das vezes as pessoas têm dificuldade de conseguir viver todas as experiências da gastronomia oferecidas aqui. Com o Armazém, em um único local, o visitante poderá ter a experiência da culinária paraense como um todo, que é a melhor do Brasil e do mundo”.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Outro destaque do Porto Futuro é a primeira unidade da Caixa Cultural na região Norte, equipada com teatro para 280 pessoas, três galerias expositivas e salas para oficinas. As exposições de abertura incluem ‘Espíritos da Floresta’, do coletivo indígena MAHKU, e ‘Paisagens em Suspensão’, reunindo obras de importantes museus brasileiros.
PARQUE LINEAR DA DOCA

Enquanto isso, no bairro do Reduto, o Parque Linear da Nova Doca oferece ciclovia, jardins, quadras esportivas, academias ao ar livre, redário e espaço pet. A analista de comunicação Karinne Homci, que visitou o local, elogia: “Belém estava precisando de um lugar assim, de lazer, ao ar livre. Vimos muitas famílias, com crianças, brincando por lá, o que é importante tanto para os moradores, como para os turistas, todos poderão usufruir. As pessoas que vêm para o Círio já terão oportunidade de curtir a nova Doca e devem aproveitar”.
Além dessas novidades, outros espaços como a Estação das Docas, o Parque do Utinga e museus da cidade terão horários especiais durante o Círio, garantindo que turistas e moradores aproveitem a programação cultural e de lazer sem perder as tradições religiosas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar