plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ECONOMIA CRIATIVA

Belém capacita empreendedoras para oportunidades da COP 30

Prefeitura oferece cursos gratuitos para mulheres que atuam nas ruas e feiras da capital, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo local antes da conferência climática

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém capacita empreendedoras para oportunidades da COP 30 camera Empreendedoras se inscrevem em cursos gratuitos na sede da Sedcon, em Belém, como preparação para as oportunidades da COP 30. | Ascom Sedcon

Com a proximidade da COP 30, empreendedoras de Belém começam a se preparar para o aumento da demanda e visibilidade que o evento internacional deve trazer à capital. Esse é o caso de Maressa Furtado de Assunção, de 37 anos de idade, que trabalha com vendas de crochês em feiras itinerantes. Na última quinta-feira (04), ela esteve na sede da Secretaria Munincipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) para se inscrever em um dos cursos ofertados pela Prefeitura de Belém que busca capacitar lojistas para o evento.

“Estou aqui para me inscrever em mais um curso da Prefeitura. Quero estar bem capacitada para a grande movimentação da cidade com a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025)”, contou Maressa.

Marilene Nunes de Souza já participou de dois cursos ofertados pela Prefeitura de Belém e utiliza os conhecimentos obtidos na formação para aprimorar os produtos do empreendimento dela.
📷 Marilene Nunes de Souza já participou de dois cursos ofertados pela Prefeitura de Belém e utiliza os conhecimentos obtidos na formação para aprimorar os produtos do empreendimento dela. |Ascom Sedcon
Maressa Furtado de Assunção trabalha com vendas de crochês.
📷 Maressa Furtado de Assunção trabalha com vendas de crochês. |Ascom Sedcon

A iniciativa da Prefeitura integra uma série de cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pela Sedcon, por meio do Departamento de Apoio à Produção (Deap), voltados especialmente para mulheres que atuam nas vias públicas e feiras da capital. O objetivo é preparar essas empreendedoras para aproveitar as oportunidades econômicas que devem surgir com a realização da conferência internacional no mês de novembro em Belém.

Conteúdos relacionados:

Entre os temas abordados nas formações estão: empreendedorismo; empoderamento feminino; reciclagem, marketing e precificação, sendo este último voltado para ensinar as permissionárias a definirem preços justos e sustentáveis para os produtos. As aulas são realizadas na sede da Sedcon e também em espaços de entidades parceiras.

A empreendedora Marilene Nunes de Souza, de 49 anos de idade, trabalha com vendas de confecção no mercado de farinha do Guamá e é uma das participantes da iniciativa. “Já fiz o curso empreendedorismo e também de reciclagem. Achei muito útil, principalmente porque utilizo produtos reciclados para incrementar meus acessórios”, contou.

Marilene Nunes de Souza já participou de dois cursos ofertados pela Prefeitura de Belém e utiliza os conhecimentos obtidos na formação para aprimorar os produtos do empreendimento dela.
📷 Marilene Nunes de Souza já participou de dois cursos ofertados pela Prefeitura de Belém e utiliza os conhecimentos obtidos na formação para aprimorar os produtos do empreendimento dela. |Ascom Sedcon

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Cunha, a proposta é fortalecer o trabalho das mulheres permissionárias. “A Prefeitura de Belém está dando retorno às nossas permissionárias, estimulando o empreendedorismo e independência financeira às trabalhadoras da capital”, destacou.

Além dos cursos presenciais, a Sedcon também promove capacitações em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio da Sala do Empreendedor, que funciona dentro da própria secretaria. O espaço presta orientação e capacitação para feirantes, artesãos e outros comerciantes cadastrados no município.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Como parte da preparação específica para a COP 30, a Prefeitura vai inaugurar a Sala do Empreendedor COP 30, no Solar da Beira, localizado no Complexo do Ver-o-Peso. O novo espaço será voltado ao atendimento de empreendedores interessados em alinhar os negócios ao evento internacional.

As empreendedoras interessadas em participar das formações podem procurar a sede da Sedcon, localizada na Travessa 09 de Janeiro, nº 1720, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro São Brás. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, diretamente no Departamento de Apoio à Produção (Deap).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

    Últimas Notícias