
O Diário do Pará comemorou na última sexta-feira (22) 43 anos de fundação e consolida a cada dia a posição como publicação referência no mercado paraense, sendo líder de vendas desde 2008. Durante evento comemorativo realizado com a equipe do jornal, o presidente do grupo RBA, Camilo Centeno, destacou o momento histórico que o veículo vive, especialmente com a proximidade da COP 30.
Fundado em 22 de agosto de 1982 por Laércio Barbalho, o DIÁRIO DO PARÁ nasceu em um momento crucial da história brasileira, quando o país ainda vivia sob a ditadura militar e o direito à informação era severamente restrito e censurado.
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A produtora Emily Beckman, que integra a equipe há mais de uma década, destacou a evolução do DIÁRIO para além do formato impresso tradicional. Segundo ela, o jornal tradicionalmente impresso passou por uma importante transição tecnológica, para expandir a presença também para o ambiente digital. “É muito gratificante poder fazer parte dessa equipe, pois são 11 anos que levo aos leitores todas as matérias com confiabilidade, segurança da informação e checagem. Agora a gente continua o desafio para além do jornal impresso. O DIÁRIO está na palma da mão de forma digital, no site e nas telas dos celulares”, explicou.
A repórter Trayce Melo ressaltou a importância das coberturas realizadas desde que passou a fazer parte da equipe do jornal, especialmente durante o tradicional Círio de Nazaré. “Foi algo que me marcou bastante. Eu sempre acompanhei, sempre fui muito devota de Nossa Senhora de Nazaré, mas estar na cobertura nesse outro lado é algo surreal. Eu tento nunca perder essa sensibilidade ao contar histórias”, comentou a jornalista.
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O presidente do grupo RBA, Camilo Centeno, enfatizou que 2025 representa um ano especial para a imprensa paraense, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém. O evento coloca o Pará no centro das atenções mundiais sobre questões ambientais. “Nós vamos tentar fazer a melhor cobertura possível. Estamos nos preparando cada vez mais para isso”, garantiu Camilo, que vê na COP 30 uma oportunidade histórica de projetar o trabalho jornalístico paraense para o mundo.

Os números de liderança impressionam, pois, atualmente, o jornal possui mais do que o dobro da circulação de seu principal concorrente. Esse resultado reflete o trabalho consistente da equipe e a confiança conquistada junto aos leitores paraenses. “A palavra certa é consolidação. Cada vez mais o DIÁRIO se consolida e acompanha as tendências do mercado”, destacou o presidente do grupo de comunicação, além de enfatizar que o foco continua sendo levar informação de qualidade aos leitores, independentemente da plataforma utilizada.
Ao longo de quatro décadas de existência, o DIÁRIO DO PARÁ mantém o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do estado. O jornal se posiciona como “absolutamente necessário” para o público acompanhar os acontecimentos no Pará, seja por meio da versão impressa ou digital.
A celebração dos 43 anos marca não apenas a trajetória de sucesso do veículo, mas também o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida com a qualidade jornalística e a informação confiável para os paraenses.
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