
Um vídeo publicado nas redes sociais gerou indignação e alertou para os riscos de uma atitude irresponsável de um motorista na Praia do Atalaia, no município de Salinópolis, no Pará. Nas imagens feitas por uma internauta, um carro de passeio é visto circulando pela faixa de areia da praia, um local com grande movimento de turistas e, em especial, crianças brincando nas proximidades. A autora do vídeo expressou desagrado pela situação e destacou o perigo pela presença do veículo no local.
"Esse carro vem passando no meio das crianças, que estão ali. Sem noção… Olha aqui, as crianças tomando banho mais ali na frente. Isso aqui é uma palhaçada", disse a mulher, visivelmente indignada com a situação. Para muitos internautas, a preocupação da mulher é válida, pois o comportamento do motorista coloca em risco tanto a integridade das crianças quanto o equilíbrio ambiental da região, que é conhecida pelas belezas naturais.
Conteúdos relacionados:
- Incêndio atinge casa de madeira no Barreiro, em Belém
- Passageiros movimentam terminais para o feriadão
- Imagens mostram furto em casa de área nobre de Belém
A Praia do Atalaia é uma das poucas onde o tráfego de veículos é permitido na faixa de areia. Porém, essa permissão não deve ser vista como uma liberação para a circulação indiscriminada de carros, especialmente em áreas com grande concentração de pessoas, devido os riscos de acidentes, como atropelamentos e danos ambientais.
Nas redes sociais, internautas se manifestaram contra a atitude do condutor, considerando-a imprudente. "Qual era a intenção desse condutor, muito sem noção", escreveu um dos comentários. Outro usuário comentou: "É verdade, a pessoa vai à praia e corre o risco de ser atropelada até na água".
Veja o vídeo:
Perigo para a fauna local
Além dos riscos imediatos à segurança pública, a Praia do Atalaia também tem sofrido esforços para proteger a fauna local, como as tartarugas marinhas que fazem da região um dos principais pontos de desova do estado. Desde 2023, medidas rigorosas de proteção ambiental começaram a ser implementadas, restringindo o acesso de veículos motorizados em alguns trechos da praia. Essas medidas foram adotadas para garantir que as áreas de desova das tartarugas sejam preservadas, além de promover maior segurança para os turistas e a população local.
Em feriados e períodos de alta temporada, a entrada de veículos é proibida em um trecho de três quilômetros da faixa de areia, a partir do 3º atalho, conhecido como "Ponta da Sofia". A restrição foi estabelecida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) com o apoio de órgãos municipais, de segurança pública e da justiça, visando preservar o ecossistema local e a segurança de todos. A medida permite, no entanto, a circulação de pedestres, além de praticantes de esportes como surf, kitesurf e parapente.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A situação exposta no vídeo reflete a necessidade de maior conscientização sobre as regras de convivência em áreas públicas, especialmente quando envolvem a segurança das crianças e a preservação do meio ambiente. A atitude do motorista exposta no vídeo não apenas desrespeita a integridade física de quem estava na praia, mas também ameaça um ecossistema delicado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar