
A Arquidiocese de Belém celebra a festividade de São Bento a partir desta terça-feira, 8 de julho, no Mosteiro de São Bento, localizado na Capela do Colégio Santo Antônio, no centro da capital paraense. A festividade também comemora um ano e meio de presença dos monges beneditinos no Norte. Belém é a única cidade da Amazônia com um mosteiro da Ordem Beneditina, que tem presença no Brasil desde o final do século XVI.
São Bento é conhecido popularmente pela sua oração cravada em uma medalha, considerada pela Igreja Católica como um sacramental capaz de afugentar o mal. Além disso, o italiano é considerado patriarca do ocidente, pois sua regra de vida “influenciou em toda construção ocidental, desde a formação humana, com as escolas e faculdades, mas sobretudo a formação religiosa e o dinamismo presente em sua regra, conhecida mundo inteiro pelo lema “ora et labora” (reza e trabalha)”, como explica o Prior do Mosteiro de Belém, Dom Leão Magno.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Imagem peregrina de N.Sª de Nazaré visita o Rio de Janeiro
- Vídeo: papa Leão XIV ganha camisa falsificada do Palmeiras
- Período do Círio já anuncia voos extras para Belém
De 8 a 10 de julho, a festividade terá o Tríduo de São Bento, com celebrações sempre às 19h, presididas pelos cônegos Ronaldo Menezes, Roberto Cavalli e pelo arcebispo coadjutor de Belém, Dom Júlio Endi Akamine.
No dia 11 de julho, dia do padroeiro, as Missas ocorrerão em dois horários: às 10h da manhã, celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira; e às 19h, pelo abade emérito do mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom Abade Matias.
Presença em Belém - Os monges beneditinos chegaram na capital paraense em dezembro de 2023, marcando a instalação da primeira comunidade da Ordem na Amazônia. As celebrações abertas aos fiéis são acompanhadas pelo canto gregoriano, marca da espiritualidade beneditina e dos mosteiros ao redor do mundo. “Os monges também prestam acolhida aos fiéis e peregrinos que desejam conhecer a espiritualidade beneditina, tendo o auxílio do sacramento da confissão e demais que são realizados na capela”, pontua Dom Leão.
Quer ler mais notícias sobre Religiosidade? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Além do Ofício Divino rezado sete vezes ao dia, os religiosos dedicam a outra parte do tempo aos estudos e ao trabalho manual. Os produtos fabricados pelos mesmos são diversos, desde de imagens sacras, terços, paramentos litúrgicos (costura e bordados) que atendem Belém e toda região Norte. Outro destaque é a culinária produzida por eles, com receitas tradicionais de bolos, tortas, geleias e o famoso bricelet, biscoito fino de origem suíça, que chegou ao Brasil através de freiras beneditinas que viviam em um convento de Sergipe. “Por meio desses itens, os monges trabalham para a manutenção da comunidade, compreendendo a tradição que São Bento nos delegou com o “ora et labora”, frisa o superior dos beneditinos em Belém.
Assim como nos mosteiros presentes em outros estados, o Mosteiro de São Bento de Belém não é constituído exclusivamente de monges. Os chamados “oblatos e oblatas” são pessoas leigas, solteiras ou casadas, que são uma extensão dos que vivem a Regra de São Bento em casa, na família e no trabalho, sendo mais numerosos que os monges. São "monges e monjas de coração”, que vivem fora do Mosteiro, mas comprometidos espiritualmente com o espaço.
Serviço
A Festividade de São Bento em Belém ocorre de 8 a 11 de julho, na capela do Colégio Santo Antônio, na praça Dom Macedo Costa, ao lado do Hospital Ordem Terceira, na rua Gaspar Viana, nº 572, bairro da Campina, centro da cidade. A Polícia Militar dará apoio na segurança durante todos os dias de celebração. Após a Missa, haverá venda de comidas e itens de arte sacra produzida pelos monges.
Confira a programação:
8 de julho:
- 19h - Santa Missa presidida pelo cônego Ronaldo Menezes
9 de julho:
- 19h - Santa Missa presidida pelo cônego Roberto Cavalli
10 de julho:
- 19h - Santa Missa presidida pelo arcebispo coadjutor de Belém, Dom Júlio Endi Akamine
11 de julho:
- 10h - Santa Missa presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira
- 19h - Santa Missa presidida pelo abade emérito do mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom Abade Matias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar