Até ontem (06), o Pará já havia recebido 15.250.765 doses de vacinas contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde. Deste quantitativo, 13.909.660 doses, o que representa mais de 91% do total, já foram repassadas aos municípios paraenses pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), responsável pela entrega das doses aos 144 municípios. O número total de doses aplicadas até essa data era de 12.832.916. As informações são do Portal Vacinômetro do Governo do Estado.
Na capital paraense, a vacinação segue avançando e Belém é uma das cidades com os maiores índices de imunização contra a Covid-19 no Brasil. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) no último dia 31 de janeiro, em torno de 96,6% da população adulta vacinável (apta a tomar a vacina), já havia recebido a primeira dose e 89,6%, a segunda. Além disso, 61,1% já tomaram a dose de reforço (terceira dose).
CASOS DE COVID
Até ontem, o Pará já havia confirmado 726.632 casos de infecções pelo coronavírus. Ao todo, 17.904 mortes em decorrência da doença foram registradas no território paraense.
Além disso, do total de 189 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para adultos, exclusivos para pacientes com covid, 65 estão ocupados, o que representa pouco mais de 34% do total. As informações são do portal Coronavírus no Pará, mantido pela Sespa, que traz o balanço da doença no Estado.
Imunização: Vacina segue para idosos, adultos e crianças
A vacinação contra a covid-19 para idosos, adultos e crianças seguirá em Belém de segunda, 7, a sexta-feira, 11, em 68 pontos distribuídos pelos bairros e distritos da capital.
Podem comparecer aos pontos de vacinação todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina, bem como as pessoas acima de 18 anos que foram vacinados com a segunda dose até novembro de 2021 e que ainda não receberam a terceira dose.
Belém oferece também a dose de reforço, que pode ser a terceira, para quem ainda não tomou, ou a quarta dose da vacina da covid-19 para todos os imunocomprometidos, acima de 18 anos de idade.
No caso da quarta dose, precisa estar com o esquema primário completo (duas doses e uma dose adicional). A quarta dose deverá ser administrada a partir do quarto mês de aplicação da terceira dose, com base nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
Quem também está apto a receber a quarta dose são os idosos com 85 anos ou mais (nascidos em 1936) e que receberam as três doses até o mês de setembro. A quarta dose deverá ser aplicada após seis meses da terceira dose.
Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Em caso de segunda ou terceira dose é preciso apresentar também o cartão de vacinação de Belém.
As pessoas que irão receber a 4ª dose, ou seja, que se enquadram nos critérios de alto grau de imunossupressão devem apresentar, além dos documentos citados acima, uma cópia do laudo, atestado ou receita médica que comprove alto grau de imunossupressão, pois serão retidos no ponto de vacinação. Belém segue como uma das capitais com os maiores índices de imunização contra a covid-19 no país. Até o momento, 1. 243.645 pessoas tomaram a primeira dose, isso corresponde a 87,1% da população adulta vacinável, ou seja, apta a tomar a vacina.
Em relação à segunda dose, 1.154.591 pessoas tomaram a segunda dose, correspondendo a 80,9% da população vacinável. Além disso, 525.620 pessoas tomaram a terceira dose, o que corresponde a 57,3%. Já em relação a quarta dose, 1.642 pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 20,1%.
Na vacinação pediátrica, até o momento, 69.557 crianças de 5 a 11 anos tomaram a primeira dose, correspondendo a 49,1%. Já em relação a segunda dose, 8.239 crianças completaram o ciclo vacinal, o que corresponde a 5,8%.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar