plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
HOMÔNIMOS

Como assim? Adolf Hitler vence eleições com mais de 85% do votos

Político possui o mesmo nome do ditador alemão em um território que já foi ocupado pela Alemanha

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Como assim? Adolf Hitler vence eleições com mais de 85% do votos camera Apesar de ter o mesmo nome do líder nazista, Uunona diz que suas ideias são diferentes | Reprodução

Um político com o nome do líder da Alemanha nazista venceu uma eleição na Namíbia.

Porém, Adolf Hitler Uunona se distancia de seu homônimo e diz que não tem planos de dominar o mundo.

O político obteve mais de 85% dos votos para o partido no poder, SWAPO, nas eleições para o conselho regional em Oshana. Após sua vitória, Uunona disse ao tablóide alemão Bild que "nada tinha a ver” com a ideologia nazista.

“Meu pai me deu o nome desse homem. Ele provavelmente não entendia o que Adolf Hitler representava. Quando criança, eu o via como um nome totalmente normal. Só quando era adolescente entendi que esse homem queria conquistar o mundo inteiro”, diz o político.

A Namíbia, que fica no sudoeste da África, é uma ex-colônia alemã, governada pela SWAPO desde que se tornou independente do apartheid da África do Sul, em 1990.

Para tentar tranquilizar o eleitorado, e o mundo, Uunona disse: “O fato de eu ter este nome não significa que eu queira conquistar Oshana. Isso não significa que estou lutando para dominar o mundo.

Ele diz que geralmente se chama Adolf Uunona e que seria “tarde demais” para mudar formalmente seu nome.

Na lista de candidatos publicada em um diário do governo, o nome dele foi abreviado para “Adolf H”, mas na página oficial dos resultados das eleições o nome foi escrito por extenso.

Uunona conquistou 1.196 votos, contra 213 de seu adversário. O partido SWAPO obteve 57% dos votos regionais em toda Namíbia.

Os colonizadores alemães provocaram um genocídio na população nativa, desde 1884. Dezenas de milhares de hererós (povo que habita a região) foram massacrados por soldados da Alemanha. Eles eram levados para o deserto do Kalahari, após terem seus poços envenenados e suprimentos cortado. Outros foram enviados a campos de concentração.

Cerca de 3 mil crânios de hererós foram enviados a Berlim para que cientistas alemães examinassem em busca de sinais de que eram racialmente inferiores.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias