
Com a chegada do BRT Metropolitano em Belém, uma nova fase se inicia não apenas para a mobilidade urbana da região, mas também para os jovens que buscam uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. O novo sistema de transporte está promovendo mudanças significativas — e entre elas a chance para que estudantes do ensino médio participem ativamente dessa transformação.
A partir desta quarta-feira (17), estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), que irá selecionar 150 bolsistas-estagiários para atuarem no atendimento ao público nos terminais e estações do BRT. Os interessados têm até o dia 21 de setembro para se inscrever exclusivamente pelo site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Quer trabalhar no BRT? Arcon abre estágio na Grande Belém
- Prefeitura do Pará abre seleção para níveis fundamental e médio
A seleção é voltada para estudantes do ensino médio — tanto da rede pública quanto privada — e representa uma chance de capacitação prática e envolvimento direto com um dos projetos mais importantes de mobilidade urbana do estado. A atuação dos estagiários será essencial para orientar os passageiros sobre o funcionamento das linhas troncais e alimentadoras, além da integração entre os ônibus elétricos e os movidos a diesel.
A bolsa oferecida será de R$ 485,98, com jornada semanal de 20 horas, além de auxílio-transporte. Do total de vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência. Os selecionados ainda passarão por um treinamento antes de começarem as atividades, garantindo preparo adequado para atender à população.
As vagas estão distribuídas entre os seguintes municípios:
- Belém: 10 vagas
- Ananindeua: 70 vagas
- Marituba: 50 vagas
- Benevides: 10 vagas
- Santa Bárbara: 5 vagas
- Santa Izabel: 5 vagas
Como se inscrever
O processo seletivo terá três etapas:
- Inscrição online (eliminatória)
- Análise curricular (classificatória)
- Convocação para entrega da documentação original (eliminatória)
Durante a inscrição, os candidatos devem preencher dados pessoais e escolares, além de anexar documentos como RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e declaração de matrícula. Homens maiores de 18 anos precisam apresentar também o comprovante de reservista ou dispensa.
Quer saber mais de emprego? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Segundo o diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa, a presença dos estagiários será fundamental para garantir uma transição tranquila dos passageiros ao novo sistema. “Eles vão ajudar diretamente na orientação da população, dando informações sobre as rotas e o funcionamento do BRT. É uma etapa importante da adaptação ao novo modelo de transporte", afirma.
O edital completo, com todos os detalhes e requisitos, está disponível no site da Seduc.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar