
As ruas de Belém, do centro histórico à área central, foram novamente preenchidas por milhões de fiéis na manhã deste domingo (12), durante o ducentésimo trigésimo terceiro Círio de Nazaré.
Entre a multidão de devotos que acompanharam o Círio 233, em homenagem à Rainha da Amazônia, estavam o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, que se reuniram junto ao povo para expressar fé e gratidão à Nossa Senhora de Nazaré.
Leia também
- Famosos se encantam com eventos sagrados e profanos durante o Círio 2025
- Helder Barbalho e Jader Filho celebram o Círio com emoção e fé
Nas primeiras horas da manhã, Helder Barbalho acompanhou a saída da Imagem Peregrina da Catedral de Belém em direção à Basílica Santuário de Nazaré, cumprindo uma promessa que mantém desde 1999.
"Fiz esse compromisso com Maria, com Nossa Senhora de Nazaré, para agradecer tudo o que ela tem feito. E ela tem sido tão protetora! E eu, nesse momento, independentemente da função que exerço, tenho que vir aqui para agradecer como romeiro, como cada um daqueles que sabe o quanto ela é importante para todos nós", declarou o governador.
Quer receber mais notícias do Círio 2025? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O gestor destacou o número expressivo de devotos nesta edição da festa religiosa.
"Certamente, isso se deve à paixão e ao amor que os devotos têm por Maria, mas também ao número de visitantes e de turistas, e ao momento que nós estamos vivendo, em que o mundo se volta para nós", afirmou, referindo-se à COP30, conferência mundial sobre mudanças climáticas que Belém sediará em novembro.
Círio como teste para a COP30
O governador revelou que membros da Organização das Nações Unidas (ONU) que participaram do Círio Fluvial elogiaram a capacidade organizacional do evento, comparando a experiência à facilidade que teriam durante a COP30.
"Agora, isso porque eles não tinham visto ainda a Trasladação e o que estão vendo agora (a grande procissão). Então, se alguém estava achando que a gente precisava de teste para a COP, nós testamos a nossa capacidade de acolher todos os anos com o Círio de Nazaré", assegurou Helder Barbalho.
A declaração ressalta a importância do Círio como demonstração da capacidade logística e organizacional do estado para receber grandes eventos internacionais.
Vice-governadora distribui água para romeiros
Hana Ghassan também participou ativamente da romaria, distribuindo água gratuitamente para os fiéis que acompanhavam a procissão.
"Essa é uma forma que nós encontramos de estar ajudando a todos com a entrega, a distribuição gratuita de água gelada. E é uma alegria a gente estar participando de mais um Círio, que representa a união, a gratidão de cada um de nós para a nossa Mãe, e também renovação da nossa fé", declarou a vice-governadora.
Hana aproveitou para deixar uma mensagem de união e gratidão a todas as famílias paraenses.
"Eu quero desejar a todas as famílias que seja um momento de muita união, um momento de engraçamento, de a gente agradecer e renovar os nossos pedidos. Mas, acima de tudo, a gente ser grato a Ela, que cuida da vida e do coração de cada um de nós", completou.
Devoção que une milhões
O Círio de Nazaré é considerada uma das maiores manifestações religiosas do mundo, reunindo anualmente cerca de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém.
A procissão percorre aproximadamente 3,6 quilômetros entre a Catedral da Sé e a Basílica de Nazaré, em um trajeto marcado por emoção, fé e devoção à padroeira dos paraenses.
A festa religiosa, que acontece tradicionalmente no segundo domingo de outubro, mobiliza toda a estrutura do estado e do município, com reforço na segurança, saúde e transporte público para garantir o acolhimento adequado dos milhões de romeiros que chegam de todas as partes do Brasil e do exterior.


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar