
Os sentimentos de fé, união e esperança tomaram conta de todos que acompanharam o Círio de Nazaré neste domingo (12). A edição de número 233, reuniu mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém.
A missa campal que deu início a caminhada foi presidida pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira, que abençoou os fiés concentrados em frente a Igreja da Sé. Por volta das 7h30 da manhã, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi colocada na Berlinda e começou a principal romaria da festa nazarena: o Círio.
O trajeto da procissão percorreu o Centro Histórico de Belém, passando por alguns dos principais marcos da capital paraense, como o Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República. Ao longo dos 3,6 quilômetros, os romeiros agradeceram as graças alcançadas em momentos de muita emoção pelas ruas da capital paraense.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Devotos prestigiam e se emocionam com Círio de Nazaré ao vivo pelo DOL
- Calouros agradecem à Virgem de Nazaré por aprovações alcançadas
Um do momentos mais aguardados da caminhada, o atrelamento da corda à Berlinda, ocorreu às 8h10 da manhã, quando romeiros garantiram um espaço para agradecer e também pedir graças à santinha.
Quando a romaria se encontrava no início da Avenida Presidente Vargas, o núcleo da cabeça da corda das estações 4 e 5 foram cortadas. Porém, as estações 1,2 3 seguiram atreladas à Berlinda com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Mesmo com os contratempos, a procissão chegou no horário previsto, às 11h58, na Praça Santuário, após 5 horas de duração.
Símbolos de fé
Durante o Círio, alguns itens não podem faltar como o manto que cobre a imagem peregrina e a decoração da Berlinda, um segredos que só é revelado momentos antes da procissão.
Este ano a decoração da Berlinda foi composta por flores brancas nobres, como orquídeas phalaenopsis, lírios dobrados, hortênsias, rosas, cravos e anastasias, que foram colocadas de forma delicada e buscaram ressaltar a beleza individual de cada uma das flores utilizadas.
Quer mais notícias do Círio? Acesse nosso canal no WhatsApp
Outro símbolo que chama atenção de quem acompanha o Círio, o manto, foi apresentado na última quinta-feira (09), sendo baseado em um vitral da Basílica Santuário de Nazaré, mostrando Adão e Eva ajoelhados perante Jesus posto na "árvore da vida". Inspirado no tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, a estilista Letícia Nassar criou uma peça que simboliza a realeza e a maternidade de Nossa Senhora, utilizando materiais nobres como vidrilhos de cristal, joias em prata e ouro, zircônias, miçangas de vidro e hematitas.
Já a corda do Círio 2025, pelo terceiro consecutivo, foi produzida no Pará em parceria com uma empresa da cidade de Castanhal, nordeste do estado. Com 800 metros de comprimento, foi dividida em 400 metros para a Trasladação do último sábado (11) e 400 metros para o Círio deste domingo (12). O símbolo de fé é feito de malva amazônica, um produto que torna o material mais macio e também resistente.
Autoridades
Entre os romeiros que participaram da procissão estavam autoridades como o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro das cidades, Jader Filho.
Acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho, Helder falou sobre a emoção e, a fé e a gratidão. “Desde 1999 eu participo desse momento de fé. Fiz promessas, recebi graças e sigo caminhando pelas ruas de Belém como cidadão e devoto”, afirmou.
Para ele, o Círio de Nazaré é um reencontro com Nossa Senhora e uma ocasião para renovar a devoção, agradecer pelas bênçãos e pedir proteção para todo o povo paraense. “Que Nossa Senhora de Nazaré continue abrindo seu manto sobre o nosso povo, protegendo cada lar e derramando bênçãos”, declarou.
O governador também ressaltou a importância social e econômica da celebração. Segundo ele, o Círio vai além da dimensão religiosa, sendo também um motor de desenvolvimento, geração de emprego e renda.
Já para Jader Filho, o Círio é um momento de celebração único e diferente todos os anos. "Cada edição traz uma emoção única. É um momento que enche o coração. Sou grato a Nossa Senhora de Nazaré por todas as bênçãos em minha vida e peço que continue abençoando o povo do Pará e do Brasil”, disse.
Famosos
Além disso, muitos famosos marcaram presença nos festejos do círio. A influencer e apresentadora Rafa Kalimann destacou o sentimento inexplicável de acompanhar o Círio e relembrou que é sua terceira participação consecutiva na festa do povo paraense: "O Círio é uma força, uma manifestação de fé, é um amor tão genuíno que eu acho que só vindo pra cá [Belém] de fato para entender. É impossível vir para o Círio de Nazaré sem sair completamente mexido, tocado e impressionado", relatou.
O cantor Francisco Gil, que esteve pela primeira vez no Círio, reforçou o momento de fé que transborda pelas ruas. "É algo muito imenso. Esse mistério, essa energia que as pessoas tem dificuldade de explicar, algo que as palavras realmente não conseguem definir. É uma fé, é muito bonito".
Quem também se encantou com a energia dos paraenses foi a atriz Malu Galli, que interpreta a Celina na novela "Vale Tudo". "Gente, eu nunca vi nada parecido. Eu tô muito impressionada com a fé desse povo, com a determinação deles de acompanharem essa procissão, segurarem na corda, fazerem os pedidos, de estarem aqui todos juntos. É, é muito forte”, destacou.
Marcado por forte emoção, o Círio vai além da religião e se torna algo cultural que reúne todos em atos de empatia, união e esperança. Em 2025, o segundo domingo de outubro entrou mais uma vez para a história da cidade e de milhões de pessoas que saudaram Nossa Senhora de Nazaré.


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar