Nesta quarta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina Butantan-DV, o primeiro imunizante contra a dengue em dose única do mundo. Desenvolvido em uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o laboratório chinês Wu Xi, o produto é considerado um marco no combate à doença, que afeta milhões de brasileiros a cada ano.
A aprovação foi baseada nos resultados dos estudos de fase três enviados à Anvisa, que demonstraram uma eficácia geral de 74,7% no público de 12 a 59 anos. Mais importante ainda, a vacina mostrou 91,6% de eficácia contra os casos graves de dengue e 100% de eficácia em prevenir hospitalizações devido à doença.
Conteúdos relacionados:
- Quando procurar atendimento em caso de suspeita de dengue
- Saúde recomenda testes rápidos para diagnóstico de dengue
- Será que a dengue pode ser transmitida por relações sexuais?
De acordo com os pesquisadores, o imunizante também se mostrou eficaz contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, o que amplia ainda mais a relevância no combate à epidemia. Além disso, a vacina foi considerada segura tanto para pessoas que já tiveram infecção prévia quanto para aquelas que nunca foram expostas ao vírus.
A grande novidade é que, ao contrário das vacinas atuais, que exigem duas ou três doses, a Butantan-DV será administrada em dose única. Essa característica pode facilitar a adesão à vacinação e melhorar a logística do programa de imunização. “É a primeira vacina brasileira de uma dose só, oferecendo uma proteção mais ampla do que as vacinas que temos hoje”, afirmou Alexandre Padilha, ministro da Saúde, em uma live para um portal de notícia nacional.
O Ministério da Saúde ainda não definiu a data de início da vacinação nem a faixa etária exata para a aplicação do imunizante, mas a vacina foi aprovada para pessoas de 12 a 59 anos. Além disso, o Instituto Butantan já planeja ampliar a faixa etária para a população acima de 60 anos. A Anvisa já autorizou a inclusão de pessoas de 60 a 79 anos nos estudos, e caso os resultados sejam satisfatórios, a vacina poderá ser recomendada para esse grupo também.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O Butantan também está coletando dados para avaliar a inclusão de crianças de 2 a 11 anos na vacinação. O próximo passo do Ministério da Saúde será reunir secretários estaduais e municipais de saúde para discutir a estratégia de implementação da vacina no Programa Nacional de Imunização (PNI). Um comitê de especialistas também será convocado para definir os detalhes dessa estratégia com base nos dados da Anvisa.
Com essa aprovação, o Brasil dá um passo significativo na luta contra a dengue, oferecendo uma vacina mais acessível, eficaz e com maior potencial de cobertura.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar