plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
OPERAÇÕES FRAUDULENTAS

Pix tem novas regras para recuperar dinheiro em caso de golpe

A nova aletração permite rastrear mais contas na busca de recursos transferidos de forma indevida. Saiba mais!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pix tem novas regras para recuperar dinheiro em caso de golpe camera A mudança aumenta a ação contra fraudadores. | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Por conta de golpes e operações fraudulentas, já estão valendo as novas regras que ampliam a possibilidade de recuperar o dinheiro perdido.

A nova regra do Pix permite rastrear mais contas na busca de recursos transferidos de forma indevida. Com a alteração, será possível fazer a devolução dos valores a partir de outras contas, e não apenas por meio daquela que foi utilizada para aplicar o golpe.

A mudança aumenta a ação contra fraudadores, já que ao receberem recursos de uma pessoa ou empresa, criminosos transferem o dinheiro para outras contas a fim de ocultar o caminho do recurso e impedir a reversão do mesmo.

Com a possibilidade de rastrear mais de uma conta, a estratégia criminosa fica mais limitada.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

Como funciona?

O pedido de recuperação dos valores desviados é feito por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Com a nova regra, o funcionamento do mecaimso criado pelo Banco Central, permite que os clientes que foram vítimas de golpe, possam solicitar a reversão dos valores no sistema de pagamento em tempo real e recuperar o dinheiro.

A alteração permite que a devolução dos valores seja feita em até 11 dias. A nova regra já começou a valer desde o último domingo (23), mas passará a ser uma funionalidade obrigatória somente a partir de 2 de fevereiro.

O Banco Central determina ainda que as instituições financeiras ofereçam nos canais de atendimento o acesso ao MED de forma destacada no ambiente do Pix.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias