Por conta de golpes e operações fraudulentas, já estão valendo as novas regras que ampliam a possibilidade de recuperar o dinheiro perdido.
A nova regra do Pix permite rastrear mais contas na busca de recursos transferidos de forma indevida. Com a alteração, será possível fazer a devolução dos valores a partir de outras contas, e não apenas por meio daquela que foi utilizada para aplicar o golpe.
A mudança aumenta a ação contra fraudadores, já que ao receberem recursos de uma pessoa ou empresa, criminosos transferem o dinheiro para outras contas a fim de ocultar o caminho do recurso e impedir a reversão do mesmo.
Com a possibilidade de rastrear mais de uma conta, a estratégia criminosa fica mais limitada.
Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Como funciona?
O pedido de recuperação dos valores desviados é feito por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Com a nova regra, o funcionamento do mecaimso criado pelo Banco Central, permite que os clientes que foram vítimas de golpe, possam solicitar a reversão dos valores no sistema de pagamento em tempo real e recuperar o dinheiro.
A alteração permite que a devolução dos valores seja feita em até 11 dias. A nova regra já começou a valer desde o último domingo (23), mas passará a ser uma funionalidade obrigatória somente a partir de 2 de fevereiro.
O Banco Central determina ainda que as instituições financeiras ofereçam nos canais de atendimento o acesso ao MED de forma destacada no ambiente do Pix.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar