
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin faz, nesta segunda-feira (13), em Brasília, a abertura da Pré-COP, reunião ministerial preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento antecede a conferência oficial, marcada para novembro, em Belém (PA).
A Pré-COP reúne delegados e observadores de países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O encontro tem como objetivo alinhar posições técnicas e políticas e impulsionar as negociações em torno de temas centrais da agenda climática, como financiamento climático, transição energética, adaptação e preservação da biodiversidade.
Conteúdo relacionado:
- Lula chega a Roma para fórum global e encontro com o Papa
- Ouro bate recorde com shutdown do governo nos EUA; veja como investir
- Famosos se encantam com eventos sagrados e profanos durante o Círio 2025
De acordo com a organização, Brasília recebe cerca de 500 representantes de 50 países durante os dois dias de evento, que termina nesta terça-feira (14). A reunião não faz parte do calendário oficial do secretariado da Convenção do Clima, mas prioriza delegações que coordenam grupos regionais e desempenham papel estratégico nas negociações multilaterais.
Uma das principais preocupações da presidência da COP30 é a entrega das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) — metas e compromissos que cada país assume para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp
Até a última sexta-feira (10), 62 dos 196 países signatários haviam apresentado suas novas metas, mas China e Índia, dois dos maiores emissores globais, ainda não formalizaram suas propostas.
Alckmin ocupa interinamente a presidência da República durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Roma, onde ele participa de eventos sobre segurança alimentar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar