plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO TRANSFORMA

Brasileira conquista ouro e prata na maior competição de robótica do mundo

A estudante brasileira, Maria Clara, do IEMA, conquista ouro e prata na Roboworld Cup FIRA 2025, destacando a força da educação pública no Maranhão.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Brasileira conquista ouro e prata na maior competição de robótica do mundo camera Maria Clara, aluna brasileira de um instituto público no Maranhão, vence campeonato de robótica na Coreia do Sul. Faturou o 1º lugar e o segundo também | Foto: reprodução Instagram

Conhecimento, esforço e dedicação são bases essenciais no processo transformador da educação. É por meio desses elementos que muitos estudantes brasileiros têm conquistado espaços que antes pareciam impossíveis. Um exemplo recente vem do Maranhão, onde a jovem Maria Clara, aluna do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), de Pindaré-Mirim, brilhou no maior palco da robótica mundial.

A estudante conquistou o 1º lugar e também o 2º lugar na Roboworld Cup FIRA 2025, realizada em Daegu, na Coreia do Sul — a maior competição de robótica do planeta, que reuniu cerca de 900 participantes de 17 países. A vitória é resultado de meses de preparação, dedicação e talento, levando o nome da educação pública maranhense ao cenário internacional.

A trajetória até o pódio começou muito antes da viagem. Maria Clara e outros alunos do IEMA participaram de intensos treinamentos, simulações e testes com os robôs que seriam apresentados no torneio. A preparação aconteceu principalmente no IEMA Rio Anil, em São Luís, com orientação de professores e técnicos especializados.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Na Coreia do Sul, a brasileira integrou uma delegação formada por outros sete estudantes de diferentes unidades do IEMA, representando o Brasil com apoio da Direção Geral do instituto e do Governo do Maranhão. Para a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, o resultado comprova a força da educação pública. “Estamos enviando não apenas estudantes, mas verdadeiros embaixadores da juventude maranhense”, afirmou.

O feito de Maria Clara se soma a uma série de conquistas recentes do IEMA. Em 2024, o instituto sediou a edição brasileira da Roboworld Cup FIRA, em São Luís, garantindo 15 títulos. Já em 2023, foi vice-campeão mundial na Alemanha. Para o coordenador estadual de Robótica, Fábio Henrique, a vitória é um marco: “Essa conquista mostra que talento, aliado a oportunidades, transforma vidas”.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

A jovem, agora referência para milhares de estudantes, simboliza que, com incentivo e apoio, alunos da rede pública podem competir e vencer nos maiores palcos do mundo da ciência e da tecnologia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias