
O universo digital oferece aos seus usuários facilidade, conexão e praticidade, especialmente para aqueles que costumam fazer compras pela internet, sem precisar sair de casa. No entanto, é preciso ter cuidado, pois no meio virtual também existem pessoas que agem de má-fé para aplicar golpes.
Um exemplo desse perigo aconteceu com uma lanchonete que passou por uma tentativa de golpe com comprovante falso de pagamento via PIX, o que terminou em zombaria e criatividade em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Ao perceber que um pedido havia sido feito com um comprovante de pagamento fraudulento, o dono da lanchonete decidiu responder à altura: enviou uma pedra no lugar dos sanduíches solicitados.
O episódio inusitado foi protagonizado pelo empresário Vitor de Sousa Silva, que desconfiou da veracidade do pagamento ao receber o pedido de oito sanduíches, uma batata frita, três açaís, um creme de maracujá e um refrigerante — totalizando R$ 254. Apesar do envio de um suposto comprovante de transferência, o valor não apareceu na conta da empresa, o que levantou o alerta.
O pedido do suposto cliente:

CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Golpe bilionário ao Pix: suspeito é preso; o que se sabe
- Como proteger seus dados digitais? Veja dicas do especialista!
“Às vezes você está na correria e não olha o comprovante. Eu falei: ‘rapaz, nós vamos ter que curtir um pouco’”, disse Vitor à TV Anhanguera. Com bom humor, ele improvisou um “lanche falso”, recheando as embalagens com pedras e água no lugar do açaí. “Juntamos o que o povo tinha comido antes. Pedra, tudo que tinha na rua. No açaí, colocamos água”, brincou.
Comprovante do pix falso:

O “X-Pedra”, como ficou conhecido o pedido, foi enviado ao endereço indicado pelo golpista. Para surpresa ainda maior, o fraudador reagiu com ironia e elogios ao receber o conteúdo. “Não foi a coca e o creme de maracujá. Maravilhosos seus sanduíches. Pedirei mais vezes. Obrigada”, escreveu, em tom de deboche.
Suposto cliente debochando:

Quer saber mais notícias?Acesse nosso canal no Whatsapp
A situação, que poderia causar prejuízo ao empresário, acabou se transformando em um alerta bem-humorado sobre golpes comuns em comércios locais. Em um vídeo enviado à emissora, Vitor e os funcionários aparecem rindo do episódio. A embalagem do pedido trazia o recado: “PIX falso, lanche falso.”
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar