plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REGULAÇÃO

Órgão regulador de agências será analisado pela AGU

Discussão vem em momento de críticas à gestão da Aneel no apagão em São Paulo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Órgão regulador de agências será analisado pela AGU camera Grupo deve ser composto por AGU, Casa Civil, Gestão, Fazenda, Desenvolvimento e outras pastas que tenham agências reguladoras vinculadas | (Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil)

Em meio à grande crise causada pelo apagão que afeta a população paulistana deste sexta-feira (11), e críticas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Advocacia Geral da União (AGU) avalia a criação de um grupo de trabalho para estudar propostas de atualização da Lei Geral das Agências.

A ideia é discutir a possibilidade de criar um órgão regulador para supervisionar as agências reguladoras do país. O grupo de trabalho deve ser composto por AGU, Casa Civil, Gestão, Fazenda, Desenvolvimento e outras pastas que tenham agências reguladoras vinculadas. As informações são da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

A criação de um órgão regulador para as agências não é nova, e já é aplicada em países como Estados Unidos (Office of Information and Regulatory Affairs), Canadá (Treasury Board) e Inglaterra (UK's Regulatory Policy Committee), e outras instituições, como a Comissão Europeia (Better Regulation).

O grupo deve estudar medidas para aperfeiçoar a atual política regulatória do país. A ideia é que as conclusões sejam debatidas com o Congresso e outras instituições públicas.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

O grupo de trabalho deve debater a ampliação da transparência do processo decisório das agências, como melhorar os mecanismos de prestação de contas e controle social e aperfeiçoar os instrumentos de proteção institucional e avaliação do corpo diretivo.

Também deve discutir o aperfeiçoamento da prevenção a conflitos de interesse entre os corpos diretivos e técnicos e empresas reguladas e a modernização das regras para reforçar a autonomia decisória das agências e evitar interferências de atores políticos na atividade regulatória.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias