plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ARQUIVAMENTO

Bolsonaro pede arquivamento do caso de joias sauditas

Argumento da defesa do ex-presidente se baseia na decisão do TCU, que não considera presentes recebidos por presidentes como bens públicos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro pede arquivamento do caso de joias sauditas camera Bolsonaro torce por arquivamento do caso das joias árabes | (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Ag.Brasil)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro entrou com um pedido, nesta segunda-feira (12), ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja arquivada a investigação referente às joias recebidas de autoridades estrangeiras durante seu mandato.

A solicitação ocorre após uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os presentes recebidos por ex-presidentes. Na última quarta-feira (7), o TCU determinou que esses presentes não devem ser classificados como bens públicos.

Conteúdo Relacionado

Para os advogados de Bolsonaro, a decisão do TCU confirma que "não há ilicitude nas condutas praticadas" pelo ex-presidente. Segundo a defesa, "a decisão administrativa que reconhece a licitude do comportamento — se isenta de vícios e cercada das formalidades legais — interfere diretamente na seara criminal, porque afasta a necessidade deste último controle, pelo princípio da subsidiariedade".

No mês passado, a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro por lavagem de dinheiro e associação criminosa, após concluir o inquérito que envolveu o ex-presidente e mais 11 pessoas, incluindo seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid.

Quer ler mais notícias? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

A investigação revelou o funcionamento de uma organização criminosa dedicada ao desvio e venda de presentes recebidos de autoridades estrangeiras durante o governo de Bolsonaro. Os itens foram recebidos em viagens à Arábia Saudita e, segundo a PF, parte das joias saiu do Brasil em uma mala transportada no avião presidencial e foi vendida nos Estados Unidos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias