
A Agropalma, empresa brasileira reconhecida mundialmente como referência na produção sustentável de soluções com óleo de palma, reforça seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades por meio de seu Programa de Responsabilidade Socioambiental - SOMAR. A iniciativa, que já completou dois anos, busca estabelecer um diálogo transparente e colaborativo entre a empresa e as partes interessadas utilizando metodologias que promovem relações de confiança e soluções conjuntas para demandas locais.

A Earthworm Foundation (EF), parceira da Agropalma neste programa, contribuiu com as metodologias de facilitação de grupos seguindo os princípios do consentimento livre, prévio e informado (CLPI) - parte essencial para estruturação do SOMAR. A abrangência do programa foi definida com base em um mapeamento inicial, realizado pelo Instituto PEABIRU, de 33 comunidades nos municípios de Tailândia, Moju, Acará e Tomé-Açú, incluindo assentamentos, núcleos rurais e urbanos, populações tradicionais e associações de produtores.
Leia mais:
- Pará e JBS iniciam regularização ambiental de quase 600 propriedades rurais
- Estado entrega Centro de Treinamento e Formação Ambiental
“O SOMAR reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade ao fomentar um impacto positivo nas comunidades e na preservação ambiental. Com foco na inovação e na responsabilidade social, seguimos evoluindo para construir um futuro no qual sociedade e meio ambiente prosperem juntos”, diz Wander Antunes, coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Agropalma.
Estrutura do SOMAR
O SOMAR nasceu com a finalidade de aprimorar a gestão do relacionamento com as comunidades e incentivar diálogos colaborativos, estabelecendo e fortalecendo as relações entre a empresa e a população do entorno. O programa se apresenta como uma iniciativa dinâmica e contínua que desenvolve uma relação colaborativa entre as partes envolvidas, sendo uma evolução das estratégias de gestão socioambiental da Agropalma na região onde está inserida.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O início do SOMAR envolveu, em junho de 2023, 510 participantes de 28 comunidades, viabilizando visitas individuais em cada vila ou comunidade que contemplaram, além da apresentação das atividades da Agropalma, a identificação de lideranças, o levantamento dos impactos positivos e negativos, e o mapeamento das ações e atividades prioritárias a serem desenvolvidas durante o ano.
Em outubro de 2023, 50 líderes comunitários participaram de dinâmicas em grupo identificando os temas prioritários para cada região. O trabalho envolveu a criação do plano de gestão e do comitê de governança e o monitoramento socioambiental de forma participativa. No fim de 2024, reuniu 39 líderes comunitários para a apresentação dos resultados.
Mais de 9 mil pessoas beneficiadas
O programa já impactou positivamente a vida de mais de 9 mil pessoas, propiciando iniciativas em diversas áreas essenciais para o desenvolvimento comunitário. No campo da educação ambiental, 1.419 participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio de palestras voltadas à conscientização e preservação do meio ambiente. Cerca de 600 crianças e jovens integraram o Projeto (Re)ciclo de Cinema, que utiliza a sétima arte como ferramenta de aprendizado e sensibilização.
O fortalecimento da economia local foi uma prioridade com a realização de 400 contratações dentro das comunidades atendidas. A segurança no trânsito foi outro foco da iniciativa, alcançando 400 pessoas com ações destinadas à conscientização e às boas práticas.
Infraestrutura e qualidade de vida foram aperfeiçoadas com a manutenção de estradas e pontes, beneficiando cerca de 1 mil pessoas, bem como a doação de uma caixa d’água que atendeu aproximadamente 1.300 pessoas. A capacitação profissional e o desenvolvimento pessoal também estiveram em evidência, com 46 participantes no curso de gestão financeira, 40 no curso de processamento de frutas e 51 mulheres envolvidas no curso de empoderamento feminino.
Mulheres, jovens e voluntariado
A promoção da saúde e do bem-estar foi reforçada com a adesão de 110 mulheres à palestra do Outubro Rosa abordando a relevância da prevenção ao câncer de mama.
Já o público jovem contou com programas especiais direcionados à conscientização e ao protagonismo juvenil, como a Jornada Jovem Consciente, que reuniu 87 participantes, Participa Jovem, com 119 jovens engajados e o Cine Agropalma - carreta itinerante com exibição de filmes de bilheteria que percorreu algumas comunidades atendendo mais de 2.000 pessoas.
O voluntariado teve um papel fundamental, atendendo 2.177 crianças por meio de campanha de Natal e volta às aulas, ampliando oportunidades e assegurando impacto social positivo em diversas comunidades.
Impactos positivos para a sociedade
“Fui convidada para participar do SOMAR como representante da minha comunidade e me sinto honrada e grata por essa oportunidade. Quero parabenizar a Agropalma pela parceria com as comunidades vizinhas que trouxe diversas iniciativas, como o Cine Agropalma e oportunidades de emprego - ações que têm feito uma grande diferença para todos nós. Essa parceria é exatamente o que estávamos precisando neste momento”, comenta Simone Maria Silva, representante da Vila Boa Esperança.
Vanda Souza Vale, da mesma comunidade, destaca ações que têm beneficiado a comunidade, como a distribuição de brinquedos no Natal e palestras sobre o meio ambiente, fundamentais para a conscientização sobre queimadas e o tratamento da água. “Essa iniciativa da Agropalma tem gerado benefícios para o planeta e impulsionado a cultura - e isso tem sido importante para todos nós”, afirma.
“Faço parte do SOMAR e do Comitê de Governança desde 2023 e fiquei bastante feliz com a realização de ações para as crianças. Foi um momento memorável. Sou grata pela oportunidade e espero que iniciativas como essa continuem acontecendo”, relata Darlene Conceição, representante da Vila São Vicente.
A moradora da Vila Água Preta, Josely Lopes Ferreira, valoriza o impacto do programa. “Essa iniciativa da Agropalma é muito especial, pois valoriza as crianças e olha para a comunidade como um todo. Nós nos sentimos imensamente agradecidos”, finaliza.
Sobre a Agropalma
A Agropalma é uma empresa brasileira reconhecida em todo o mundo como referência na produção sustentável de soluções com óleo de palma. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia (PA), e sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva – da fabricação de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Atualmente, a companhia conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, duas refinarias e um terminal de exportação alfandegado, e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma também foi pioneira em implementar, há mais de 20 anos, um programa de Agricultura Familiar com palma, que beneficia hoje mais de 300 agricultores parceiros. Guiada pelo compromisso com o planeta e as pessoas, a empresa segue avançando em suas práticas para tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar