plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOVATOS E UM SONHO

Copa de 2026 tem 2 estreantes garantidos e outros a caminho

A Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções, com estreantes como Jordânia e Cabo Verde. Gianni Infantino busca ampliar ainda mais para 64 em 2030.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Copa de 2026 tem 2 estreantes garantidos e outros a caminho camera Brasil vai conquistar o Hexa? | FIFA.com

"O presidente da Fifa, Gianni Infantino, pretende dar nesta terça-feira (10) sua principal demonstração de força desde que assumiu o cargo", publicou a Folha, em janeiro de 2017. "Hábil articulador, o suíço negociou nos últimos meses um acordo para colocar mais 16 países na competição e arrecadar mais."

A ideia da ampliação da Copa do Mundo tinha efeitos políticos que o beneficiavam -não surpreende que ele esteja firme na presidência, mesmo tendo assumido em momento de enorme turbulência, em 2016- e também efeitos esportivos, como observava a reportagem. "Ao ampliar o número de participantes, ele agrada a periferia do futebol, que terá mais chances de disputar o torneio."

Conteúdo Relacionado:

A proposta foi aprovada por unanimidade no Conselho da Fifa, naquele janeiro de 2017. Agora, o primeiro Mundial com 48 seleções se aproxima, com notícias como a liderança do Suriname em uma das chaves das Américas que oferecem vaga direta.

A Copa de 2026, a ser realizada nos Estados Unidos, no México e no Canadá, já tem 18 de seus participantes conhecidos. São eles os três anfitriões e 15 equipes que asseguraram suas vagas por meio de disputas eliminatórias continentais, com dois estreantes.

Na Ásia, Jordânia e Uzbequistão conquistaram o direito de jogar a maior competição do futebol pela primeira vez. A associação do continente tem seis classificados e ainda definirá mais duas vagas diretas e uma na repescagem mundial, o que oferece chances reais a Omã.

A África, que tem direito a nove vagas diretas e uma na repescagem, também deverá ter ao menos um participante inédito. A equipe de Cabo Verde, pequeno país insular localizado perto da costa noroeste africana, lidera sua chave com boa margem -quatro pontos, a duas rodadas do final- sobre o tradicional time de Camarões.

O avanço ao Mundial ficou muito perto na última terça-feira (9), com uma vitória por 1 a 0 sobre Camarões, em Praia, definida em bela jogada individual do atacante Dailon Livramento. Ao apito final no estádio Nacional, uma multidão invadiu o gramado, em festa pela classificação iminente.

A Concacaf, confederação que futebolisticamente reúne países da América do Norte e da América Central -com pontuais reforços da América do Sul-, também tem grande potencial para estreantes.

O futebol da região é historicamente dominado pelo México, que, com 17 participações na Copa do Mundo, só tem menos classificações do que as potências Brasil (22), Alemanha (20), Itália (18) e Argentina (18) -esses quatro países concentram 16 dos 22 títulos. Mas o México já tem vaga em 2026 como sede, assim como os Estados Unidos e o Canadá.

No último Mundial, no Qatar, foram justamente México, Estados Unidos e Canadá que obtiveram as vagas diretas da Concacaf -a Costa Rica avançou na repescagem. Agora, há mais três vagas diretas, uma para cada chave, e os dois melhores segundos colocados vão para a repescagem mundial.

Foram realizadas apenas duas das seis rodadas, o que ainda torna difícil prever o desfecho. O cenário atual, porém, tem o Suriname na liderança do Grupo A. No Grupo B, liderado pela Jamaica -que só esteve em uma Copa, em 1998-, Curaçao tem uma vitória e um empate, o que o deixa em segundo e na zona de repescagem.

A repescagem mundial terá seis equipes, com as duas vagas derradeiras do Mundial em disputa. Um dos países que já estão assegurados na repescagem é a Nova Caledônia, da Oceania, outra potencial estreante. Assim é a Copa de 2026, exatamente como propôs Infantino em 2017.

"A animação de um país que se classifica para a Copa do Mundo é o que mais ajuda a divulgar o futebol. Se um time não se classifica, muitas vezes é um desastre. Mas, se a seleção se classifica, é uma festa", afirmou, há oito anos, quando buscava a aprovação da disputa com 48 seleções.

Agora, ele já pensa em 64 participantes, possibilidade real para 2030.

On Wednesday, 17 May 2023, the Official Brand of the 23rd edition of the FIFA World Cup™ was unveiled to fans around the world, with FIFA and Host Countries ... FIFA
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias