plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOVO COMANDO

CBF: Samir Xaud é candidato único e Gluck Paul será vice-presidente

Recentemente eleito para substituir o pai Ze Xaud que ficou 40 anos no cargo, Samir tem apoio de 25 Federações, incluindo a do Pará, e mais 10 clubes em destaque Remo e Paysandu.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia CBF: Samir Xaud é candidato único e Gluck Paul será vice-presidente camera Novo presidente da CBF ao lado dos presidentes de federações de futebol | Reprodução/Instagram Ricardo Gluck Paul

Os bastidores em torno da eleição do novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estão bastante agitados. Apesar de 32 clubes que disputam as Séries A e B terem declarado abertamente apoio ao presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro, a força de um nortista ao que tudo indica deverá prevalecer.

Com o apoio da ampla maioria das federações estaduais, o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol inscreveu chapa para a eleição da CBF. Neste domingo (18), Samir Xaud se tornou candidato único, pois 25 federações declararam apoio ao nome dele. E entre os nomes que compõem a chapa, estão os nomes do presidente da Federação Paraense Ricardo Gluck Paul e do Amazonas Ednailson Rosenha.

CBF: Samir Xaud é candidato único e Gluck Paul será vice-presidente
📷 |Reprodução/Instagram Ricardo Gluck Paul

CONTEÚDO RELACIONADO

Xaud está no Rio de Janeiro e registrou a chapa nesta manhã para a eleição marcada para o dia 25 na sede da CBF, na capital carioca. Além das federações, o total de oito clubes confirmaram apoio ao futuro presidente da entidade, com ênfase maior aos paraenses Remo e Paysandu. Os demais clubes são: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras e Vasco da Gama.

QUEM É SAMIR XAUD?

Samir de Araújo Xaud tem 41 anos e nasceu em Boa Vista, em Roraima. Ele é médico especialista em infectologia e medicina esportiva. Além disso, Samir é empresário, proprietário de um centro de treinamento que oferece atividades voltadas à vida fitness, saúde e bem-estar.

CBF: Samir Xaud é candidato único e Gluck Paul será vice-presidente
📷 |Reprodução/Instagram Ricardo Gluck Paul

Em janeiro deste ano, Samir, candidato único, foi eleito para substituir o pai, Zeca Xaud, no comando da Federação Roraimense de Futebol (FRF), a partir de 2027, em mandato com duração até 2030. Zeca é um dos mais longevos cartolas entre as federações e, em 2026, completará 40 anos no cargo. Caso vença a eleição na CBF, Samir não tomará posse na Federação Roraimense.

Em 2022, Samir Xaud foi sócio de uma empresa que atuou em prol dos clubes de futebol de Roraima, com serviços médicos e profissionais prestados a partir de um contrato fechado com a CBF.

A chapa também divulgou o seguinte texto:

"A chapa Futebol para Todos – Transparência, Inclusão e Modernização nasce com o compromisso de transformar a administração do futebol brasileiro por meio da transparência, da inclusão e da modernização da gestão. Vamos ampliar os investimentos no desenvolvimento do futebol em todas as regiões do país, fortalecendo clubes, federações e o futebol de base.

Nosso objetivo é aprimorar a utilização dos recursos da CBF com responsabilidade e clareza, garantindo uma gestão mais eficiente, aberta ao diálogo e com foco em resultados concretos. Trabalharemos para enfrentar os principais desafios estruturais do futebol brasileiro, como o calendário, a profissionalização da arbitragem, a melhoria dos gramados, a segurança nos estádios e o fortalecimento das ligas.

Também olharemos com atenção para o futebol amador e para aqueles que muitas vezes ficam invisíveis no sistema. Vamos promover uma gestão quevalorize o futebol feminino, combata qualquer tipo de discriminação e abrace a sustentabilidade.

Apresentamos uma chapa comprometida com a renovação e com a modernização da gestão do futebol brasileiro, com propostas concretas para tornar a CBF mais eficiente, transparente e alinhada aos desafios atuais.

O futebol brasileiro precisa de planejamento de longo prazo, decisões técnicas e escuta ativa. Acreditamos que ouvir clubes, federações, atletas, árbitros, comissões e torcedores é essencial para modernizar e democratizar a governança do nosso esporte.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias