plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COMPARATIVO

Diferenças entre carro elétrico e híbrido

Carro elétrico foi o que apresentou maior índice de crescimento no mundo em 2021, motivado por políticas voltadas à redução de emissões e maior interesse pela tecnologia

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Diferenças entre carro elétrico e híbrido camera (Divulgação

O carro está passando pela maior evolução da história, trocando o combustível fóssil pela eletricidade. E a nova tecnologia tem despertado curiosidade e questionamentos. Para responder dúvidas em relação a veículos elétricos, a GM lançou uma websérie que aborda o assunto no contexto da América do Sul. E estreou com episódio que explica a diferença entre carro elétrico e híbrido e os níveis de eletrificação, que influenciam da emissão a utilização.

São as características da bateria e sua capacidade em gerar energia que geralmente definem a categoria. Os puramente elétricos são os mais avançados e eficientes, pois rodam o tempo todo no modo zero emissão – nem escapamento e tanque de combustível têm. Elétricos de última geração já têm baterias com longa autonomia, em alguns casos superiores a de carros flex, oferecendo melhor desempenho e menor custo de manutenção.

Já os híbridos têm 2 tipos de motores: um a combustão e outro elétrico, pra poupar combustível, incrementar o desempenho e/ou gerar energia. Eles são divididos em 3 categorias. O híbrido leve usa um motor-gerador ligado ao sistema elétrico, sendo capaz de recuperar energia na frenagem, pra armazená-la em bateria extra. Este sistema não é capaz de fazer o veículo rodar só no modo elétrico, mas alivia o esforço do motor a combustão. Já o híbrido pleno tem 2 motores, a combustão e a eletricidade, que podem trabalhar em conjunto ou individualmente. Esse gerenciamento é automático e a disponibilidade de energia recuperada de desacelerações e frenagens é usada pra alimentar o motor elétrico. A bateria é recarregada pelo motor a combustão. E o híbrido plug-in tem arquitetura similar ao híbrido pleno, com motores movido a combustível e eletricidade. A diferença é que o veículo tem mecanismos adicionais para que possa ser carregado na tomada. E consegue rodar de pequenas a médias distâncias no modo elétrico.

De acordo com o anuário Global Electric Vehicle Outlook da IEA, a venda de veículos 100% elétricos bateu recorde em 2021, com 4,9 milhões de unidades – mais que o dobro de 2020. O maior mercado é a China, com 13%. Levantamento da Nikkei Asia aponta que 2021 foi o primeiro ano em que os carros elétricos ultrapassaram as vendas de híbridos no mundo. Já estudo do BCG prevê que 2/3 dos veículos vendidos no Brasil serão eletrificados até 2035.

Veja mais no site do Auto Destaque.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Auto destaque por Victor Pinto

    Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

    Últimas Notícias