Uma ciclofaixa localizada no meio de duas pistas de uma rodovia no Piauí tem sido o assunto mais comentado nas redes sociais nos últimos dias.
A estrutura faz parte do anel viário de Canto do Buriti e despertou a preocupação dos internautas brasileiros, que levantaram questões sobre a segurança dessa instalação.
Veja também:
Homem com "calcinha da Barbie” é preso em Porto Alegre
Cliente humilha vendedora em discussão de shopping de Belém
Nas imagens que viralizaram, é possível observar uma ciclofaixa vermelha que se estende entre as duas faixas, dividindo espaço com as faixas contínuas dos automóveis.
A ciclofaixa da morte instantânea foi inaugurada no Piauí. A ciclofaixa foi instalada no meio de uma de uma rodovia. pic.twitter.com/yE7utMlK25
— Flávio Costa (@flaviocostaaf) August 3, 2023
Algumas versões do vídeo vêm acompanhadas da legenda "Você teria coragem de pedalar aí?", uma clara referência aos perigos da localização da ciclovia.
Nas redes sociais, diversos internautas questionaram a ciclofaixa, com falas como: “Vou começar com uma pergunta básica: é permitido pelo código de trânsito brasileiro?”, “Você teria coragem de pedalar aí?”, “Sério isso? Não tô acreditando!” e “(Faixa) Mata ciclista”.
A construção da ciclofaixa foi realizada em 2013, demandando um investimento de mais de R$ 6 milhões e se estendendo por 10 km entre as estradas PI-140 e PI-141. Segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a faixa foi destinada à lateral da pista, que ainda estava em obras na época, e teve um orçamento de R$ 5 milhões.
A ausência de uma norma de trânsito específica que proíba expressamente esse tipo de ciclovia tem sido um dos pontos centrais da discussão. No entanto, especialistas enfatizam a importância de medidas de proteção ao ciclista, como a utilização de barreiras físicas que evitam possíveis colisões com veículos em caso de perda de controle dos motoristas.
O artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) inclusive expressa que, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, os ciclistas podem pedalar na lateral da via, com preferência de circulação em relação aos veículos com motor.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar