Espaço essencial em qualquer residência, a cozinha exige atenção redobrada quando o assunto é segurança. Entre os diversos eletrodomésticos usados no dia a dia, a torradeira é um dos que mais exige cuidados, especialmente por ser um aparelho que funciona a altas temperaturas e acumula resíduos como migalhas no interior. De acordo com especialistas, um simples descuido no uso pode levar a acidentes graves, incluindo incêndios.
Embora muitas pessoas desliguem a torradeira após o uso, há quem comete o erro de deixá-la ligada à tomada, sem perceber os riscos que isso pode acarretar. Mesmo quando o botão de "liga/desliga" é acionado, o aparelho ainda permanece energizado, o que aumenta as chances de superaquecimento e curto-circuito. Esse perigo é maior em residências com instalações elétricas mais antigas, que ainda são comuns em várias casas brasileiras.
Conteúdos relacionados:
- Saiba como usar o vinagre branco contra mau cheiro nos ralos
- Chuveiro fraco? Saiba como desentupir e melhorar o fluxo d'água
- Desligar a geladeira à noite pode ser pior do que parece; entenda
A torradeira é projetada para operar em temperaturas elevadas, o que faz com que, quando não desconectada da tomada, o aparelho continue aquecendo internamente. Esse acúmulo de calor, somado à presença de migalhas, pode gerar faíscas, que, em última instância, causam incêndios.
Por conta disso, a recomendação é para que sempre o aparelho seja desligado da tomada após o uso. De acordo com os especialistas, esse simples gesto, além de prevenir acidentes, contribui para a redução do consumo de energia elétrica.
Cuidados gerais com os eletrodomésticos na cozinha é essencial
Ainda segundo os especialistas, a segurança não começa apenas no momento em que o aparelho é desconectado da tomada, mas desde a instalação e manuseio deles. Para evitar riscos, deve-se priorizar tomadas em bom estado e evitar o uso de benjamins ou extensões, especialmente para aparelhos que geram calor.
Além disso, é essencial garantir que os eletrodomésticos sejam usados de forma correta e segura. Outros cuidados incluem:
- Manter os aparelhos afastados de fontes de água;
- Evitar que panos de prato, embalagens ou cortinas fiquem ao redor dos aparelhos em funcionamento;
- Organizar os fios para evitar acidentes, como quedas ou puxões;
- Não colocar eletrodomésticos quentes em superfícies úmidas, o que pode gerar riscos de choque elétrico.
Essas precauções são indispensáveis não apenas para a torradeira, mas para todos os aparelhos que aquecem, como sanduicheiras, airfryers, grills e fornos elétricos.
Quer mais de Curiosidades e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Confira cuidados específicos ao usar a torradeira
A torradeira, em particular, exige atenção especial devido à capacidade de concentrar calor em um espaço reduzido. Além de desligá-la imediatamente após o uso, algumas boas práticas são necessárias para garantir a segurança do aparelho e evitar danos. Entre elas:
- Não colocar fatias muito grandes dentro da torradeira, pois isso pode dificultar o funcionamento e aumentar o risco de superaquecimento;
- Evitar o uso de utensílios de metal dentro do aparelho, como facas ou garfos, que podem causar curto-circuitos.
- Limpar o aparelho com frequência, removendo as migalhas acumuladas, conforme as instruções do manual de uso.
- Verificar se o fio e a tomada estão aquecendo excessivamente durante a operação do aparelho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar