
Pesquisadores descobriram recentemente uma descoberta impressionante na Suécia ao encontrarem relíquias pré-históricas que estavam preservadas em áreas de turfa, em um pântano há mais de 5.000 anos.
O achado pode ser considerado uma verdadeira "cápsula do tempo" foi encontrado nas proximidades de Järna, em Gerstaberg, e inclui estruturas de madeira construídas com troncos, estacas e entrelaçados de vime.
Segundo especialistas da Arkeologerna, consultoria especializada em arqueologia do país, afirmam que essas estruturas foram utilizadas por comunidades de caçadores-coletores para atravessar um lago.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Arqueólogos desenterram templo e teatro de 4 mil anos na América do Sul
- Conheça Rosalia, a “bela adormecida” das catacumbas
- Homem encontra punhal pré-histórico durante passeio na Alemanha
Entre os objetos encontrados, estão bastões de madeira esculpidos, que possivelmente serviam como varas de apoio durante caminhadas, além de restos de cestos que poderiam ter sido usados para transportar alimentos ou redes de capturas de peixes.
O que chamou atenção de arqueólogos foi o estado de conservação dos artefatos, que pode ser atribuída às condições anaeróbicas naturais das turfeiras, que tem pH semelhante ao do vinagre e são capazes de preservar até mesmo corpos humanos da mesma forma que frutas são conservadas.
Os remanescentes da ponte de madeira podem ser reconstituídos para que turistas possam atravessá-la virtualmente. De acordo com um porta-voz da Arkeologerna, “a obra será documentada com vídeos nas redes sociais”.
“Quando o projeto estiver concluído, as estruturas de madeira e o ambiente ao redor serão recriados em 3D, para que todos possamos fazer uma caminhada digital diretamente para a Idade da Pedra”, acrescentou.
Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Pontes de maderia que contam sobre o passado
Especialistas acreditam que a ponte pode ter sido utilizada por comunidades de caçadores-coletores neolíticos, que percorriam longas distâncias em busca de alimentos forrageados.
A era dos caçadores-coletores antecedeu a transição em larga escala para a agricultura - uma mudança que revolucionou a história e permitiu que as comunidades se estabelecessem em um único local.
Nesse período, a Suécia era coberta por um lago antigo e cercado por arbustos de espinheiro-marítimo ao longo da costa do lago. Os pesquisadores sugerem que os troncos e estacas encontrados formavam um sistema avançado de passagens ou pontes utilizadas para acessar partes remotas do lago, possivelmente para a colheita do espinheiro-marítimo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar