plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ERRO DA CIÊNCIA

Sabia que o petróleo não vem dos dinossauros? Entenda sua origem!

O mito popular sobre combustível fóssil foi desmentido pela ciência e surpreendeu os curiosos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Sabia que o petróleo não vem dos dinossauros? Entenda sua origem! camera A ideia romantizada de que estamos "queimando Tiranossauros Rex" nos motores de nossos veículos pode ser cinematográfica, mas não passa de um equívoco científico. | Reprodução

Às vezes algo é dito e repetido tantas vezes que acaba sendo visto como verdade pelo senso comum e um exemplo perfeito é o da crença de que o petróleo teria vindo dos resquícios do dinossauros.

Contrariando o que muitas pessoas acreditam, o petróleo que abastece carros e outros veículos não tem origem nos gigantes que dominavam a terra há milênios. Recentemente, um grupo de geólogos desmistificou a crença popular e apontou a verdadeira origem do "ouro negro"

Leia também

Segundo eles, o petróleo surgiu por uma série de "coincidências" que levaram às condições ideais para que organismos microscópicos que viveram há milhões de anos nos oceanos se tornassem a substância.

Quer receber mais curiosidades na tela do seu celular? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

O mito da "Dinogasolina"

A ideia romantizada de que estamos "queimando Tiranossauros Rex" nos motores de nossos veículos pode ser cinematográfica, mas não passa de um equívoco científico.

Geólogos como Reidar Müller, da Universidade de Oslo, esclarecem que essa teoria não tem base científica por conta da rápida oxidação dos restos de dinossauros após a morte.

Já microorganismos como algas e plâncton marinho floresceram nos oceanos antigos há dezenas a centenas de milhões de anos, existindo em quantidades astronômicas nos mares pré-históricos.

Quando esses microorganismos morriam, seus restos afundavam nos oceanos, o que formou camadas espessas de material orgânico. Este processo aconteceu durante milhões de anos consecutivos.

Além disso, sedimentos como areia e lama foram gradualmente cobrindo esse material orgânico, criando camadas cada vez mais profundas. O peso dessas camadas foi fundamental para o processo seguinte.

Afinal, presos sob peso imenso, em águas profundas e praticamente sem oxigênio, esses restos orgânicos não apodreceram como aconteceria na superfície terrestre.

O calor natural da Terra e a pressão colossal das camadas rochosas superiores atuaram como uma "panela de pressão gigante" durante milhões de anos, transformando lentamente essa matéria orgânica em petróleo bruto.

O petróleo, sendo menos denso que as rochas circundantes, começou a migrar para cima através de pequenos espaços até encontrar as chamadas armadilhas geológicas - camadas de rocha impermeável que o impediram de continuar subindo.

Mas por que os dinossauros também não viraram petróleo?

Para a formação do petróleo, são essenciais condições muito específicas, como:

  • Ambiente anaeróbico (sem oxigênio) imediatamente após a morte;
  • Proteção contra decompositores;
  • Soterramento rápido e profundo.

Os dinossauros, mesmo aqueles que morriam em ambiente marinho, raramente encontravam essas condições ideais, pois "carniceiros aquáticos" consumiam rapidamente os tecidos moles.

Além deles, outros peixes e crustáceos decompunham os restos orgânicos e as bactérias aceleravam o processo de decomposição. Sendo assim, sobrava principalmente material ósseo, que pode fossilizar mas não se transforma em petróleo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias