
É comum sentir vontade de sair da dieta de vez em quando – e os pets também são facilmente tentados por cheiros e sabores novos. No entanto, muitos alimentos que fazem parte do cardápio humano podem ser extremamente nocivos à saúde dos cães, com risco até de consequências graves.
Confira abaixo alguns ingredientes que devem ser evitados a todo custo.
Cebola e alho
Embora sejam muito usados na culinária do dia a dia, cebola e alho contêm tiossulfato, uma substância tóxica para os cães. Ela destrói os glóbulos vermelhos, podendo causar anemia severa e, em casos extremos, levar à morte.
Por isso, é fundamental manter esses alimentos fora do alcance do seu pet, inclusive em preparações nas quais estejam presentes em pequenas quantidades ou disfarçados.
Conteúdo relacionado
- Qual é o coletivo de galinha? O dicionário diz que são 3
- Conheça a dica de ouro que irá salvar suas plantas do ressecamento!
- Fóssil raro de mamífero é achado no deserto de Gobi, na Mongólia
Chocolate
O chocolate é extremamente prejudicial para os cães por conter teobromina e cafeína, compostos que eles não conseguem metabolizar adequadamente.
Se ingerido, pode provocar desde vômitos e diarreia até arritmias, convulsões e pancreatite, afetando gravemente o sistema nervoso e cardiovascular do animal.
Cafeína
Presente em bebidas como café, chá, energéticos e refrigerantes, a cafeína é altamente tóxica para os cães. Mesmo em pequenas doses, pode causar agitação, tremores, aumento dos batimentos cardíacos e, em casos mais sérios, convulsões ou colapso.
Os cães são muito mais sensíveis a essa substância do que os humanos, por isso é essencial evitar qualquer exposição.
Abacate
Apesar de saudável para nós, o abacate contém persina, que pode desencadear problemas gastrointestinais e até dificuldades respiratórias nos cães.
Além disso, sua alta concentração de gordura pode contribuir para quadros de pancreatite e outros distúrbios digestivos.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Uvas e passas
Esses alimentos, inofensivos para humanos, representam uma séria ameaça aos cães. Mesmo pequenas quantidades podem causar insuficiência renal aguda, um quadro grave e potencialmente fatal.
O mecanismo exato da toxicidade ainda não é totalmente compreendido, por isso o ideal é manter uvas e passas completamente fora da dieta canina.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar