O Dia Internacional da Cerveja é celebrado na primeira sexta-feira de agosto a cada ano. É um dia dedicado a apreciar e celebrar a bebida, reconhecendo o trabalho dos mestres cervejeiros e bartenders, além de promover a união e a diversão entre as pessoas ao redor do mundo. A data também é uma oportunidade para explorar e experimentar novos estilos e sabores.
Mas, você sabe os principais mitos e verdades que envolvem a cerveja? No Dia Internacional da bebida, comemorado nesta sexta-feira (02), a gente te conta tudo!
Conteúdos relacionados:
- Espiar o celular do cônjuge é crime e pode dar prisão
- Mansão mais cara do Brasil é vendida por R$ 220 milhões. Veja!
- Conheça as irmãs que se casaram com o mesmo homem
Segundo o Relatório Global de Consumo de Cerveja da Kirin Holdings, em 2022, o Brasil se destacou como o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Apesar de sua popularidade, a cerveja ainda é vista por muitos como prejudicial à saúde. De acordo com Fernanda Lopes, nutricionista do Emagrecentro, o impacto da cerveja na saúde depende muito do padrão de consumo de cada indivíduo.
Quer ler mais notícias Curiosas? Acesse nosso canal no Whatsapp
“Embora não haja um consenso científico absoluto, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de cerveja, aliado a uma dieta equilibrada, pode trazer benefícios, como o aumento da densidade óssea em pessoas idosas e a redução do risco de doenças cardíacas”, afirma a nutricionista.
Por outro lado, Fernanda alerta que o consumo excessivo pode levar a problemas como dependência alcoólica, doenças hepáticas e pancreatite.
Cerveja causa barriga?
Mito. De acordo com a nutricionista, “o ganho de peso está mais relacionado ao consumo excessivo de calorias na dieta geral do que especificamente à cerveja. O inchaço após o consumo da bebida é devido à fermentação dos carboidratos, causando desconforto abdominal em algumas pessoas”.
Cervejas light ou zero álcool são mais saudáveis?
Mito. “Embora esses produtos contenham menos calorias e sejam úteis para quem está em processo de emagrecimento, não oferecem benefícios significativos adicionais à saúde em comparação com as cervejas tradicionais. O importante é consumir moderadamente, independentemente do tipo de cerveja”, ressalta a nutricionista.
Cerveja desidrata?
Verdade. “O álcool na cerveja tem um efeito diurético, levando à perda temporária de líquidos e potencial desidratação, se não houver consumo adequado de água”, esclarece a especialista.
Como dica de consumo, a nutricionista recomenda que homens consumam até duas doses padrão da bebida, enquanto para as mulheres a recomendação é de até uma dose. “Levamos em consideração um metabolismo mais lento para o álcool, sendo que uma dose padrão equivale a aproximadamente 350 ml de cerveja com teor alcoólico médio de cerca de 5%”, conclui.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar