plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

Casa da Mãe Joana: saiba a origem e significado da expressão

A expressão, bastante utilizada até os dias atuais, remonta a séculos passados, antes mesmo da colonização do Brasil. Veja!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Casa da Mãe Joana: saiba a origem e significado da expressão camera Entenda a origem e o significado da expressão "Casa da Mãe Joana" | Reprodução/Canva

Ditados populares e expressões curiosas fazem parte da língua portuguesa e são reproduzidas por gerações, estando presentes até mesmo nos dias atuais em nosso vocabulário.

Uma destas expressões históricas que permanecem em uso é a "Casa da Mãe Joana". Você certamente já ouviu falar e, talvez, também já saiba o significado. Mas conhece a origem e o porquê dela ser utilizada em determinados contextos?

CONTEÚDO RELACIONADO:

Para começar, "Casa da Mãe Joana" significa "um lugar onde todos mandam", "local sem organização", "espaço onde cada um faz o que quer". Em geral, é usado em frases como: "Arrume seu quarto! Isso aqui tá parecendo a Casa da Mãe Joana!"

Agora que já sabe o que a expressão significa e em quais ocasiões ela é falada, saiba que ela teve origem antes mesmo do Brasil virar colônia portuguesa com a chegada das primeiras expedições em 1500, isso porque a "Casa da Mãe Joana" já era falada na Europa em 1347.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhastApp!

Segundo o historiador, antropólogo, advogado e jornalista Câmara Cascudo, a expressão foi criada graças a Joana I, rainha de Nápolis e condessa de Provença, que viveu entre 1326 e 1382. Ela teve uma vida conturbada e em 1346 mudou de residência para Avignon, na França.

Alguns autores afirmam que esta mudança ocorreu porque Joana se envolveu em uma conspiração em Nápoles que resultou na morte de seu marido André, enquanto outros indicam que Joana foi exilada pela Igreja por viver de uma forma sem regras e permissiva.

Em 1347, quando tinha 21 anos, Joana normatizou os bordéis da cidade onde vivia refugiada, criou certas regras para impedir que alguns frequentadores agredissem as prostitutas e saíssem sem pagar. Para as meretrizes, Joana era como uma mãe e por isso os bordéis eram conhecidos como "casa da mãe Joana".

Em Portugal, a expressão paço-da-mãe-joana era um sinônimo de prostíbulo. A expressou chegou ao Brasil e como "paço" não é uma palavra comum, foi mudado para "casa", e a expressão "casa de mãe Joana" passou a significar o lugar onde cada pessoa faz o que bem entende, sem respeitar nenhum tipo de normas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias