A alergia ocorre quando o sistema de defesa do corpo tem uma reação exagerada a determinadas substâncias que, embora sejam suportadas pela maioria dos indivíduos, são vistas como "inimigas" para alguns organismos. Os principais e mais conhecidos causadores de alergias são poeira, mofo, pelos de animais e alguns alimentos, como mariscos.
Por que não devemos reaproveitar os potes de sorvete?
Você acha que sabe limpar corretamente a geladeira? Veja!
Dia do Sexo: como cada signo age na hora da transa?
No entanto, há quem tenha alergia de coisas consideradas comuns, como água, celular, sêmen e até exercícios físicos. Não sabia disso? A explicação é da diretora da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), Alexandra Sayuri Watanabe. Confira os tipos de alergias bizarras:
Fugindo da água
A urticária aquagênica é bastante rara e atinge, principalmente, mulheres durante ou após a puberdade. O problema é que, até agora, não se sabe ao certo o que desencadeia esse tipo de reação. Lembra da britânica de 26 anos, Rachel Warwinck, que ganhou destaque em 2016, com uma alergia incomum a água? Além do banho, a jovem sofria com o suor, lágrimas e até mesmo quando bebia água. O contato com o líquido desencadeava uma reação na pele que a deixava cheia de bolhas, irritada e vermelha.
Dermatite de celular
Sabia que o uso excessivo do aparelho pode causar a chamada "dermatite de celular"? A alergia afeta, principalmente, orelhas, bochechas e ponta dos dedos, deixando as áreas vermelhas e irritadas.
Xô, exercício físico
Parece até mentira, mas há pessoas que são alérgicas a exercícios físicos, podendo, inclusive ter um choque anafilático (reação alérgica grave que pode matar). Dentre os sintomas da alergia estão coceira, sensação de calor generalizado, vergões e inchaço na pele.
Sêmen
A alergia ao líquido seminal é um distúrbio raro e pouco conhecido. Entre os principais sintomas estão coceira na região da vagina e vermelhidão, que aparecem imediatamente após o sexo, sendo a maior parte nos 30 primeiros minutos. Para evitar este tipo de alergia, basta usar preservativos.
Correndo do frio
Outro tipo de alergia bem rara é a urticária ao frio. Exposições a temperaturas baixas, mesmo em pequenas quantidades, seja na forma líquida ou sólida, como objetos gelados, sentem coceira, calafrios, dor de cabeça e até febre.
Estímulo vibratório
Sabia que para algumas pessoas, dirigir uma moto ou usar um cortador de grama pode ser o suficiente para desencadear uma reação alérgica? Ela surge minutos após o estímulo e pode permanecer por até meia hora. Segundo os especialistas, tudo indica que esse tipo de alergia seja hereditária.
Luz solar
Conhecida como urticária solar, a exposição à luz do sol provoca feridas no corpo de quem sofre com a sensibilidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar