Fazer xixi, mijar, fazer "pipi". São várias as formas de denominar o ato de urinar. Por falar nisso, é comum as pessoas urinarem durante o banho. Algumas fazem isso porque se preocupam com a quantidade de água usada a cada descarga. Independente do motivo saiba que esta pratica pode ser nociva para a saúde da mulher.
O alerta foi dado pela urologista norte-americana Teresa Irwin, que usou uma rede social para tratar do assunto. O hábito pode até resultar num quadro de incontinência urinária.
Vazar mensagens e aúdios do WhatsApp é crime? Descubra aqui!
Segundo a especialista, a repetição da ação faz com que o cérebro associe o barulho da água do chuveiro à necessidade de urinar, mesmo quando não se está com vontade. “Toda vez que você ouvir o som da água, sua bexiga vai querer fazer xixi porque está acostumada a ouvir o som da água no chuveiro”, explicou Teresa no TikTok.
O ato involuntário acaba se repetindo em outras situações que envolvem água corrente, como, por exemplo, lavar as mãos ou a louça. A relação que o cérebro faz entre o xixi e a água corrente pode ser explicada pelo famoso experimento de Pavlov.
Funcionários da Sesan protestam na Avenida Almirante Barroso
No estudo feito com cachorros, o pesquisador tocava uma campainha toda vez que colocava comida para os animais, isso fez com que os cães associassem o som da campainha à recompensa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar