O isopor é um dos materiais mais comuns e fáceis de ser encontrados para uso desde trabalhos escolares até a utilização em construções civis. Mas você sabia que ele é um tipo de plástico? Além de ser bastante utilizado para proteger objetos grandes e pequenos, é usado também como isolante térmico. Esse material diferenciado tem uma característica que o torna muito prático: é bastante leve.
Durante seu processo de fabricação, cerca de 98% de seu volume é constituído de ar, o que torna o produto 100% reciclado, já que sua matéria prima é mínima. A base para a fabricação do isopor é o petróleo. Ele é fabricado a partir de um polímero do composto químico estireno, que é expandido em pequenas bolhas ocas que variam entre 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. Essas bolhas, que acumulam ar, são as responsáveis por tornarem o produto leve.
Leia também:
Você sabe mesmo para que servem os bigodes dos gatos?
Bilau caído: novo remédio promete ereção em 10 minutos
As bolhas são expandidas por causa do agente químico pentano, que aumenta o produto em até 50 vezes de seu tamanho inicial através da liberação de vapores. As bolhas, depois de prontas, podem ser usadas no preenchimento de bichos de pelúcia ou almofadas, ou podem ser unidas para formarem alguma peça de isopor, seja para proteger algum objeto ou para ser usada em construções civis.
Veja como é o processo de fabricação:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar