plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
O INCRÍVEL CABEÇA-VERMELHA

Urubu se defende vomitando ácido e "limpa" penas com fezes

Descubra como o urubu-de-cabeça-vermelha usa ácido como defesa e fezes como antisséptico natural para sobreviver.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Urubu se defende vomitando ácido e "limpa" penas com fezes camera Os Cathartes aura possui um mecanismo de defesa bem assustador | Imagem: Daniel Lamborn/Shutterstock

O chamado urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), que habita no continente americano, possui um mecanismo de defesa bem assustador: para afastar predadores, como águias e falcões, a ave consegue vomitar jatos de ácido a uma distância de até três metros.

Segundo um estudo publicado na revista científica Live Science, as aves regurgitam o ácido gástrico de seus estômagos, queimando a pele e os olhos de seus predadores. A substância é tão forte que ajuda a neutralizar toxinas presentes na carne de animais em decomposição e é 100 vezes mais potente do que o ácido estomacal dos seres humanos.

Ao regurgitarem o ácido, as aves reduzem o peso de seus corpos e conseguem voar para longe dos predadores com mais facilidade. A urina e as fezes também são úteis para os urubus, mantendo seus pés refrescados em climas quentes e eliminando bactérias das pernas após pisar em carcaças podres.

Os urubus se alimentam de carcaças mortas, ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
📷 Os urubus se alimentam de carcaças mortas, ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. |Imagem: Daniel Lamborn/Shutterstock

Urubus também defecam antisséptico!

O ácido estomacal não é o único fluido útil no corpo dos Cathartes aura. Além de usar suas fezes e urina para manter os pés refrescados em dias quentes, as aves também defecam em suas pernas para se livrar de bactérias após pisar em carcaças.

Veja também:

De acordo com um estudo publicado na Ecosystem Services, graças aos animais necrófagos, ou seja, que se alimentam de carcaças, restos de animais são consumidos antes que se decomponham, evitando a emissão de dezenas de milhões de toneladas de carbono na natureza anualmente.

Conheça mais sobre a espécie:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Bizarro

    Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

    Últimas Notícias