plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LIGAÇÕES RECUSADAS

Recusar chamadas aleatórias no celular pode aumentar ligações indesejadas

Entenda por que recusar chamadas de números desconhecidos pode aumentar o telemarketing e como isso afeta a sua privacidade e segurança. Dicas essenciais!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Recusar chamadas aleatórias no celular pode aumentar ligações indesejadas camera Os sistemas modernos de call centers conseguem identificar quando o usuário interage com a tela do celular | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Atender ou simplesmente recusar uma ligação de número desconhecido é um hábito comum na rotina de quem convive com o excesso de chamadas no celular. No entanto, especialistas alertam que essa reação automática pode ter o efeito contrário ao desejado, mantendo o telefone ativo nas listas de telemarketing e até de possíveis golpes, alimentando um ciclo difícil de interromper.

Rejeitar chamadas aleatórias não afasta o problema — pelo contrário. Segundo especialistas em tecnologia, esse gesto pode sinalizar aos sistemas automatizados que o número está em uso. Em uma publicação na rede social X, a professora de inteligência artificial Nona explicou que, ao encerrar uma ligação, o usuário confirma que há alguém do outro lado. “Toda vez que você rejeita uma chamada, você confirma que seu número está ativo”, afirmou.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

De acordo com a especialista, os sistemas modernos de call centers conseguem identificar quando o usuário interage com a tela do celular para encerrar a chamada. Essa informação é processada automaticamente e enviada aos servidores, indicando que o aparelho está sendo utilizado por uma pessoa real. Com isso, o número passa a ter prioridade em novas listas de discagem automática, aumentando a frequência das ligações.

Na maioria dos casos, os contatos entram nas bases de dados de telemarketing após o preenchimento de formulários em sites, aplicativos de compras ou cadastros promocionais. Essas informações circulam entre empresas de marketing e, muitas vezes, acabam sendo utilizadas também por operações fraudulentas, que testam a validade dos números. Cada interação, seja atender ou rejeitar, funciona como uma confirmação de que o telefone está ativo e valioso para essas listas.

Quer mais notícias? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Um levantamento da consultoria YouGov, realizado em 18 mercados globais, mostra que a cautela é uma tendência entre os consumidores. Cerca de 26% afirmam nunca atender chamadas de números desconhecidos, enquanto 42% dizem que atendem raramente. Nos Estados Unidos, 41% nunca atendem esse tipo de ligação. Já em países como Índia, China e Emirados Árabes Unidos, há maior tolerância, com até 32% dos indianos atendendo chamadas desconhecidas com frequência. Ainda assim, em quase todos os mercados analisados, menos de 10% dizem atender sempre números não reconhecidos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Tech

    Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

    Últimas Notícias