
A OpenAI, empresa responsável pelo chatbot ChatGPT, anunciou nesta terça-feira (14) planos de flexibilizar as restrições de seu sistema de inteligência artificial, permitindo a disponibilização de conteúdo erótico para usuários que realizarem verificação de idade. O objetivo da empresa é seguir o princípio de “tratar os usuários adultos como adultos”.
A mudança mais significativa está prevista para dezembro, quando a OpenAI planeja implementar um controle de idade mais rigoroso para que o conteúdo erótico seja acessível apenas por adultos verificados.
Leia também:
- Saiba como fazer foto espelhada com IA por meio do Gemini
- Saiba como carregar o celular mais rápido e salvar a bateria
- Conheça 9 novidades de recursos do WhatsApp para testa
A empresa, no entanto, ainda não detalhou quais serão os métodos de verificação de idade ou os controles adicionais de segurança para limitar esse conteúdo. A atenuação das restrições ocorre após a adoção de controles mais estritos, que haviam sido implementados devido a preocupações com a saúde mental dos usuários. O diretor-geral da OpenAI, Sam Altman, defendeu a nova abordagem e comentou sobre as restrições anteriores.
Sam Altman falou sobre como as restrições afetaram o uso da IA. “As maiores restrições sobre a IA para abordar preocupações com a saúde mental fizeram com que o ChatGPT fosse menos útil ou desfrutável para muitos usuários que não têm problemas de saúde mental”, disse Altman.
As regras mais rígidas foram implementadas no início do ano, após o adolescente Adam Raine, da Califórnia, cometer suicídio. Em uma ação judicial, os pais do jovem afirmaram que o ChatGPT o havia aconselhado especificamente sobre como tirar a própria vida.
A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos também iniciou uma investigação contra empresas de tecnologia, incluindo a OpenAI, sobre o potencial impacto negativo dos chatbots em crianças e adolescentes. Sobre os riscos atuais, Altman garantiu que a empresa está sendo cautelosa e que novas ferramentas de segurança permitirão atenuar as restrições enquanto os riscos graves de saúde mental continuam a ser endereçados.
Altman falou sobre a atenção necessária no processo. “Dada a seriedade deste assunto, queremos fazer isto bem”, afirmou Altman.
Os planos da OpenAI também incluem o lançamento de uma versão atualizada do ChatGPT, que dará aos usuários a capacidade de personalizar a personalidade do assistente de IA. As opções de personalização incluem o uso intensivo de emojis, comportamento amistoso ou respostas mais humanas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar