
Usuários que desejam interromper o recebimento de mensagens e notificações do WhatsApp por um período, sem desinstalar o aplicativo ou desconectar a internet, têm duas alternativas disponíveis: forçar a parada do app em dispositivos Android ou configurar um servidor proxy no próprio aplicativo.
Como interromper o WhatsApp no Android
Em celulares com sistema Android, é possível forçar a parada do aplicativo.
O recurso impede o recebimento de notificações e mensagens enquanto estiver ativado, mas mantém o histórico acessível ao reabrir o app.
Veja o passo a passo:
- Acesse Configurações no celular;
- Vá até Aplicativos e selecione WhatsApp;
- Toque em Forçar parada.
Conteúdo relacionado:
- Confira os celulares que ficarão sem WhatsApp a partir de maio
- WhatsApp tem recurso que impede vazamentos. Veja como ativar
- Conheça o truque do Instagram para saber quem te stalkeia
Esse método funciona apenas em aparelhos Android. Quando o usuário voltar a abrir o WhatsApp, todas as mensagens enviadas durante o período offline estarão disponíveis para leitura.
Como usar um servidor proxy para sair do ar
Outra forma de pausar o WhatsApp, válida para Android e iOS, é configurando um servidor proxy. A funcionalidade impede que o app envie ou receba mensagens, mesmo com Wi-Fi ou dados móveis ativados.
Confira como ativar:
- No WhatsApp, vá até o menu Configurações;
- Toque em Armazenamento e dados;
- Selecione Servidor proxy e depois Definir servidor proxy;
- No campo indicado, digite o endereço: 1.1.1.1 e toque em Salvar;
- Ative a chave Usar servidor proxy.
- Após a ativação, o aplicativo exibirá a mensagem "Conectando". Durante esse período, o WhatsApp não funcionará para envio ou recebimento de mensagens.
- Para retornar à atividade normal, basta desativar o uso do servidor proxy.
Quer mais notícias de tecnologia? acesse o nosso canal no WhatsApp
O que é um servidor proxy no WhatsApp?
O suporte ao uso de servidores proxy foi lançado pelo WhatsApp em 2023. O recurso permite que o aplicativo funcione em regiões com bloqueios de internet, como zonas de conflito, locais com censura digital ou em situações de emergência.
A conexão por proxy atua como uma ponte entre o aplicativo e a internet. Os servidores são mantidos por voluntários e organizações independentes. Segundo a Meta, esse mecanismo foi desenvolvido para garantir o acesso ao WhatsApp mesmo com restrições de rede.
O uso do proxy não afeta a segurança das mensagens, que permanecem protegidas com criptografia de ponta a ponta. Nem os servidores intermediários nem o WhatsApp têm acesso ao conteúdo das conversas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar