Compreender as funcionalidades de aplicativos pode evitar dor de cabeça e, principalmente, a perda definitiva de registros importantes, como fotos e documentos. Entender essas funcionalidades também é uma forma de gerenciar o armazenamento do celular de forma eficiente, contribuindo ainda para a não sobrecarga da memória do aparelho.
Uma das funcionalidades que levanta dúvidas sobre seu uso é justamente formas de recuperar as fotos excluídas da lixeira do Google Fotos, aplicativo de armazenamento de imagens disponibilizado pela Google de forma gratuita nos aparelhos eletrônicos.
Entre as funções do Google Fotos, disponível para dispositivos Android e iOS, está a possibilidade de recuperar arquivos deletados dentro da lixeira, desde que dentro de um período limitado. As fotos e vídeos deletados ficam armazenados na lixeira por até 60 dias. Passado esse prazo, ou se o usuário opte excluir definitivamente, a recuperação se torna muito mais difícil.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- X muda "Termos de Uso" e governo exige explicações
- Google Voos ganha nova função para passagens mais baratas
Aprenda a recuperar fotos excluídas no Google Fotos:
A lixeira do Google Fotos é um espaço temporário que armazena mídias excluídas em um período de 30 a 60 dias, dependendo também se o backup automático estiver ativado. Durante esse período, os usuários podem recuperar as fotos e vídeos deletados. Passado esse tempo, os arquivos são excluídos permanentemente e se tornam inacessíveis na nuvem.
Para acessar a lixeira do Google Fotos, vá até a aba "Coleções" no menu inferior do aplicativo. Na seção superior da tela, há a opção "Lixeira", onde as mídias excluídas são armazenadas. A partir daí, é possível visualizar e gerenciar os arquivos.
Quer mais notícias de tecnologia? Acesse nosso canal no WhatsApp
Recuperar fotos da lixeira é simples. Basta acessar a lixeira, selecionar os arquivos desejados e tocar em "Restaurar" para que voltem à galeria principal. No entanto, é importante lembrar que o prazo para resgatar mídias é de 30 dias para arquivos sem backup, e 60 dias para aqueles que possuem uma cópia salva.
Se os arquivos já tiverem sido removidos da lixeira, a recuperação se torna impossível por meio do Google Fotos. Nesse caso, se o backup automático estava ativado antes da exclusão, uma alternativa é acessar o Google Drive e verificar a opção de "Backup" nas configurações do serviço. Usuários de iPhone podem tentar recuperar as imagens através do iCloud, caso o backup esteja ativado no dispositivo.
Como esvaziar a lixeira do Google Fotos
Para liberar espaço no Google Fotos, é possível esvaziar a lixeira. Acesse a lixeira, toque nos três pontos no canto superior e selecione "Esvaziar lixeira". Confirme a ação para excluir permanentemente todos os itens.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar